UFPB
1.1 RESUMOCurso para alunos do Ensino Médio da Escola Técnica Estadual de Arte, Tecnologia e Economia Criativa - Poeta Juca Pontes, com interdisciplinaridade entre Literatura Clássica (área de Linguagens) e História (área de Ciências Humanas), ofertado na forma de eletiva de Itinerário Formativo, conforme diretrizes do Currículo Paraibano e da BNCC. É uma ação desenvolvida através de parceria entre a ETEATEC - Poeta Juca Pontes e o Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV/CCHLA), da Universidade Federal da Paraíba.
1.2 JUSTIFICATIVA A educação se tornou uma das mediações fundamentais para o acesso ao legado dos Direitos Humanos e para o entendimento de que isso é base para a transformação social. Diante dessa compreensão, a formação de uma consciência cidadã está articulada atualmente com a Educação em Direitos Humanos, cujas diretrizes nacionais foram estabelecidas pela Resolução MEC/CP n. 1, de 2012. De modo a efetivar sistematicamente essas diretrizes no âmbito do Ensino Médio, sobretudo, na Escola Técnica Estadual de Arte, Tecnologia e Economia Criativa - Poeta Juca Pontes, o presente curso, desenvolvido enquanto eletiva do Itinerário Formativo, terá como objetos do conhecimento obras literárias e contextos históricos com transversalidade temática vinculada aos Direitos Humanos. Isso permite alcançar tanto valores e atitudes de uma formação cidadã quanto diversificar, aprofundar e enriquecer os conteúdos trabalhados pelas disciplinas da Formação Geral Básica, conforme prevê a proposta curricular da Paraíba e a BNCC.
2.1 MINISTRANTESFelipe dos Santos Almeida (DLCV/UFPB) Rosiane Ferreira da Silva (ETEATC - Juca Pontes) Camila Geyse da Conceição Virgulino (ETEATEC - Juca Pontes)
2.2 CONTEÚDO PROGRAMÁTICOGêneros Literários - drama (tragédia grega | obras Ájax e Antígona, de Sófocles)Literatura e realidadeAspectos da linguagem literáriaConstrução da cidadania na AntiguidadeDireitos Humanos (histórico, princípios, valores e atitudes)
2.3 CRONOGRAMA21/08/2023 Contexto dos Direitos Humanos e da Grécia Antiga (determinação do horizonte de expectativas)28/08/2023 Introdução ao teatro grego e à mitologia grega04/09/2023 Estudo do mito de Ájax e leitura (Ájax - prólogo e párodo)11/09/2023 Leitura (Ájax - 1º ao 3º episódios) e reflexão sobre valores democráticos18/09/2023 Leitura (Ájax - 4º ao 5º episódios) e reflexão sobre valores democráticos25/09/2023 Literatura e realidade (linguagem e discurso do texto literário)02/10/2023 Direitos Humanos e construção da cidadania (Antiguidade e Atualidade)09/10/2023 Pesquisa e estudo sobre gêneros literários com foco na tragédia grega23/10/2023 Estudo do mito de Antígona e Leitura (Antígona - prólogo e párodo)30/10/2023 Leitura (Antígona - 1º ao 3º episódios) e reflexão sobre valores democráticos06/11/2023 Leitura (Antígona - 4º ao 5º episódios) e reflexão sobre valores democráticos13/11/2023 Literatura e realidade (linguagem e discurso do texto literário)20/11/2023 Direitos Humanos e construção da cidadania (Antiguidade e Atualidade)27/11/2023 Pesquisa, reflexão e proposição de projeto com a escola04/12/2023 Pesquisa e execução de projeto elaborado com participação discente11/12/2023 Culminância (exposição de resultados)
2.4 REFERÊNCIAS
ANDRADE, Fernando C.B. de; RECHEMBACH, Fabiana (Org.). Contribuições à educação em direitos humanos na contemporaneidade. Curitiba: CRV, 2016
BARBOSA, Socorro de Fátima Pacífico. Ensinar literatura através de projetos didáticos e de temas caracterizadores. João Pessoa: Editora da UFPB, 2011.
BRASIL. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: MEC; UNESCO, 2007.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP n. 01/2012. Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CP n. 08/2012. Parecer sobre Educação em Direitos Humanos. 2012.
BRASIL. Universidade Federal da Paraíba. Resolução CONSEPE n. 29/2020. Regulamento Geral de Graduação da Universidade Federal da Paraíba.
CAMARGO, Fauto; DAROS, Thuinie. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.
CANDIDO, Antonio. O direito à Literatura. In: ______. Vários escritos. Ouro sobre Azul, 2011.
______. Crítica e Sociologia. In: ______. Literatura e Sociedade. Ouro sobre Azul, 2010
SÓFOCLES. Ajax. In: PEREIRA, Maria Helena da Rocha. Traduções do grego. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra; Fundação Calouste Gulbenkian. 2017
______. Antígona. In: PEREIRA, Maria Helena da Rocha. Traduções do grego. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra; Fundação Calouste Gulbenkian. 2017.
Discente do curso de Letras Clássicas
Não há fotos cadastradas para esta ação