UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 25 de Abril de 2024

CIÊNCIAS CONTÁBEIS (BACHARELADO)/CCSA - João Pessoa(João Pessoa)

 

curso  Nível  Graduação

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS (CCSA) - CCSA

3 - PERFIL PROFISSIONAL

A partir dos objetivos traçados para o curso de Ciências Contábeis da UFPB Campus I, espera-se proporcionar aos alunos oportunidades para desenvolverem a capacidade de raciocínio lógico e abstrato, a fim de refletirem a respeito da heterogeneidade das demandas sociais e organizacionais e de analisarem o contexto geral em que estão inseridos, tornando-se capazes de renovar continuamente suas competências, a partir de um processo de auto aprendizado.

      Partindo desta ótica, o perfil profissional dos egressos do curso de Ciências Contábeis da UFPB Campus I possui um eixo principal, que mais tarde no curso deriva em diversas especificidades, transferindo conhecimento para o graduado em uma formação mais especifica. Dessa forma, pode-se dizer que o eixo principal fornece uma formação integrada na área de “Contabilidade Geral, enfatizando as características do Contador Global que necessariamente precisa ter conhecimentos sobre os conjuntos de normas contábeis emitidas pelas entidades competentes, sendo elas distribuídas nas disciplinas de Contabilidade I a V, perpassando por disciplinas Práticas de Contabilidade Financeira além de Contabilidades Tributária, Trabalhista, Auditoria, Perícia e Teoria da Contabilidade. Não obstante a complementação dessa formação de “Contabilidade Geral” ainda se têm as disciplinas de Direito, Administração, Matemática, Estatística, Economia e Tecnologia da Informação que são classificadas como uma “Formação Universal”.

      Assim espera-se que o aluno desenvolva em seu perfil profissional as seguintes aptidões:

ü  Conhecer, compreender e desempenhar os procedimentos descritos nas normas e legislações vigentes, aplicados à sua área de atuação;

ü  Ter a capacidade de realizar avaliações patrimoniais, auditorias, perícias e dominar técnicas atuariais e quantitativas para o processamento eficiente de informações, gerando resultados com reconhecido nível de precisão.

ü  Ser capaz de utilizar a linguagem da Ciência Contábil de forma adequada, demonstrando visão sistêmica, empreendedora, dinâmica, holística e interdisciplinar da atividade contábil; e

ü  Ter a capacidade de reportar adequadamente as informações relevantes das transações e eventos econômicos das entidades, de forma a contribuir para a tomada de decisão dos usuários da Contabilidade.

      Em seguida tratando de forma especifica os eixos de formação subdividirem-se em quatro áreas: Societária, Gerencial, Finanças Empresariais e Governamental.

      Na área Societária, além das disciplinas de cunho normativo básico e de outros conhecimentos importantes, tem-se mais quatro disciplinas optativas que o aluno pode escolher direcionando seus estudos para a “Formação na área Societária”. Espera-se que nessa área, o egresso desenvolva as seguintes aptidões em seu perfil profissional:

ü  Ter a capacidade de integrar os conhecimentos do conjunto de normas contábeis emitidos pelas entidades competentes com auditoria, finanças e tributação.

ü  Ter a capacidade de efetuar as estimativas e outros julgamentos que são necessários para a contabilização de fenômenos econômicos (transações, condições e eventos) de acordo com as normas contábeis.

ü  Estar apto a contribuir para tomada de decisões com base nas informações contábeis disponibilizadas ao usuário externo, da própria entidade ou de qualquer outra entidade que possa afetar o desempenho da mesma;

ü  Estar apto a tomar decisões, considerando o planejamento das atividades e os riscos envolvidos no processo decisório, em seus aspectos societários e tributários.

 

      Na área Gerencial, têm-se as disciplinas de Contabilidade de Custos, Análise de Custos e Contabilidade Gerencial, com mais quatro disciplinas optativas que o aluno pode escolher direcionando seus estudos para a “Formação Gerencial”. Com isso espera-se que o egresso que escolha essa área desenvolva as seguintes aptidões em seu perfil profissional:

ü  Ter a capacidade de planejar e implantar sistemas de informações contábeis e de controle gerencial, adequados às necessidades das entidades e gestores;

ü  Ter a capacidade de planejar, coordenar e controlar trabalhos contábeis e gerenciais em geral acerca das atividades estratégicas e operacionais das entidades;

ü  Estar apto a tomar decisões, considerando o planejamento das atividades e os riscos envolvidos no processo decisório; e

ü  Dominar as funções contábeis que viabilizem aos gestores de segmentos produtivos ou institucionais no cumprimento de suas funções gerenciais.

 

      Na área Finanças Empresariais, o aluno tem como base as disciplinas de Finanças Empresariais I e II, Análise das Demonstrações Contábeis e Avaliação de Empresas além das quatro optativas que o aluno deverá escolher nos últimos períodos. Assim, espera-se que o egresso que escolha essa área desenvolva as seguintes aptidões em seu perfil profissional:

ü  Apresentar expertise em análise financeira que lhe possibilite realizar avaliações de projetos e investimentos;

ü  Ter capacidade de comunicação para explicar aos gestores e investidores a importância dos indicadores financeiros e suas implicações no desempenho futuro da empresa;

ü  Ter condições de analisar e fornecer informações sobre a gestão das finanças de curto e de longo prazo de modo a auxiliar no processo de criação de valor; e,

ü  Estar habilitado a avaliar empresas e qualquer outro tipo de ativo.

 

      Por fim na área Governamental as disciplinas são Contabilidade para o Setor Público I e II com mais quatro optativas que proporcionarão ao egresso uma formação destinada a atuar em vários campos voltados aos entes públicos.

      Assim, espera-se que o egresso que escolha essa área apresente as seguintes aptidões em seu perfil profissional:

ü  Ter a capacidade de planejar, coordenar e controlar a execução do orçamento público;

ü  Ter a capacidade de controlar e registrar os atos e fatos relacionados ao Patrimônio Público e suas variações;

ü  Implementar procedimentos e práticas contábeis que permitam o reconhecimento, a mensuração, a avaliação e a evidenciação dos elementos que integram o patrimônio público; e

ü  Estar apto a fornecer informações sobre os entes públicos aos usuários dessas informações por meio da elaboração de suas demonstrações contábeis.

 

      Assim, o objetivo é preparar o futuro graduado para enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições de exercício profissional, bem como preparar profissionais aptos para a sua inserção no campo do desenvolvimento, em seus diversos segmentos: econômicos, culturais, políticos, científicos, tecnológicos etc.

SIGAA | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPB / Cooperação UFRN - Copyright © 2006-2024 | producao_sigaa-5.sigaa-5 | v24.4.6