PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPGAU)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
3216-7913

Apresentação


O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo – PPGAU da Universidade Federal da Paraíba – UFPB iniciou suas atividades em maio de 2008, com um curso de mestrado aprovado pela CAPES, apoiado na produção de pesquisas dos Departamentos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia da Produção, Engenharia Civil, História e Geografia. Atualmente, os cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado em Arquitetura e Urbanismo, destinam-se a Arquitetos, Urbanistas, Engenheiros, Designers e profissionais de áreas afins.

O objetivo geral é oferecer uma formação avançada para profissionais, pesquisadores e docentes, capacitando-os para o ensino, a pesquisa e a prática do ofício na área de Arquitetura e Urbanismo. A ênfase das pesquisas tem sido no estabelecimento de abordagens críticas que contemplem uma visão integrada dos diversos campos de conhecimento que envolvem o projeto de Arquitetura e Urbanismo, conforme suas Linhas de Pesquisa.

O Curso de Doutorado foi criado em 2014, com aprovação da CAPES, e foi acompanhado por uma reestruturação das suas áreas de concentração e linhas de pesquisa.

Atualmente, a área única de concentração é Arquitetura e Cidade: Processo e Produto, na qual – evitando as divisões em áreas específicas de conhecimento – trata o objeto [arquitetônico e urbanístico] enquanto parte constitutiva de um processo complexo de concepção, materialização e apropriação. O que define sua especificidade são os diferentes enfoques analíticos exigidos pelas diferentes escalas e problemáticas:

- configuracional;
- histórica;
- político-econômica;
- ambiental;
- socioespacial;
- imagética;
- cultural;
- técnica e tecnológica.

Articuladas a partir de uma de suas três linhas de pesquisa:

LINHA 1 - Produção e apropriação do edifício e da cidade: estudar as formas de produção da cidade e do edifício a partir de diversas possibilidades de análise – morfológica, histórica, político-econômica, ambiental e socioespacial – e de apropriação dos seus espaços – com enfoque nas questões patrimoniais, imagéticas e culturais.

Coordenação: Prof. Ivan Cavalcanti
Vice-coordenação: Prof.ª Marcele Trigueiro

LINHA 2 - Projeto do edifício e da cidade - Visa estudar o projeto em suas diversas escalas (urbanística ou arquitetônica), buscando este conhecimento a partir da sua análise configuracional associada à observação dos processos de concepção e apropriação, com ênfase nos aspectos socioculturais, históricos, historiográficos, simbólicos, e, em outra ponta, os campos analíticos ligados à tecnologia da informação, processos, métodos e técnicas projetuais.

Coordenação: Prof. Lucas Figueiredo
Vice-coordenação: Prof.ª Lucy Donegan

LINHA 3 - Qualidade do ambiente construídoTem como objetivo a avaliação e análise do ambiente construído e suas componentes físico-espaciais e de uso, com particular ênfase na qualidade de projeto e nas questões de conforto (térmico, lumínico, acústico e ergonômico) e ambiente (bioclimatismo), sustentabilidade, mobilidade, acessibilidade, forma, usos, tecnologia e materiais construtivos.

Coordenação: Prof. Felipe Tavares Silva
Vice-coordenação: Prof. Mauro Normando Macedo Barros Filho

Na última avaliação quadrienal da CAPES do Brasil em 2021, o PPGAU-UFPB elevou a nota do curso obtendo o conceito 5 [0-7] em Arquitetura e Urbanismo para mestrado e doutorado.  

COMPOSIÇÃO DO COLEGIADO DO PPGAU UFPB:

Germana Costa Rocha - Coordenadora Geral
Francisco Xico Costa- vice-coordenador geral

Representação dos Professores Permanentes:

José Augusto Ribeiro da Silveira
Ana Gomes Negrão
Ivan Cavalcanti Filho
Lucas Figueiredo
Maria Berthilde Moura Filha

Representação dos Professores Colaboradores:

Cristiana Maria Sobral Griz (titular) e
Mauro Normando Macedo Barros Filho (suplente).

Representação dos Discentes do mestrado:

Rebeca Falcão dos Santos Melo (titular) e
Lucas Rodrigues Moreira (suplente).

Representação dos Discentes do Doutorado:

Rui Vanderei (titular) e
Mirelli Albertha de Oliveira Gomes (suplente).

Representação dos Técnico Administrativos:

Alinildo Ferreira de Pontes (titular) e
Rodrigo Maximino Borba Costa (suplente).

SECRETARIA:

Alinildo Ferreira de Pontes 
Rodrigo Maximino Borba Costa

E-mail: secretaria.ppgau@ct.ufpb.br [segunda à sexta, 7h00 às 19h00]

Telefone: 3216-7913 (WhatsApp)

 

Outros canais

Instagram: @ppgau.ufpb
Facebook: PPGAU - UFPB


Página Alternativa


Coordenação do Programa