PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
3216-7335/7335

Apresentação

Imagem de apresentação do programa

 

O Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba (PPGL/UFPB), pioneiro nas regiões Norte-Nordeste, desde a sua criação, em 1975, tem sido referência na formação de pós-graduados na região, contribuindo de forma expressiva para a capacitação de professores/as de nível superior e médio na Paraíba, em estados vizinhos (Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará), além dos estados não adjacentes, como Bahia, Maranhão, Pará, dentre outros. 

Histórico

O PPGL foi originalmente concebido com área de concentração única, Língua Portuguesa, mas, já em 1976, passou a configurar-se em quatro áreas: Literatura Brasileira, Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literatura Anglo-Americana, tendo sido, desde então, importante centro de referência, formando profissionais que se destacam em várias instituições de ensino superior do país. O vínculo de longa data com literaturas estrangeiras não permaneceu restrito à área de língua inglesa, expandindo-se para as línguas francesa, alemã e espanhola.

Em 2002, o Curso de Pós-Graduação em Letras passou a denominar-se Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), com as seguintes áreas de concentração nos níveis de Mestrado e Doutorado: Literatura e Cultura, Linguística e Língua Portuguesa e Linguagem e Ensino. Nesse formato o Programa teve tamanha expansão que, em 2005, houve a necessidade de reestruturação, resultando na criação do Programa de Pós-Graduação em Linguística - PROLING, da UFPB. Destaca-se, ainda, que o encaminhamento histórico para as discussões sobre ensino de literatura e história da leitura no âmbito do PPGL, que contava, e ainda conta, com a colaboração de professores da Universidade Federal de Campina Grande, resultou, em 2013, na criação do Mestrado em Linguagem e Ensino daquela instituição.

A partir de então, a nova configuração do PPGL permitiu que o programa assumisse um perfil mais coerente com um programa de estudos literários, fato comprovado na aprovação de um novo regulamento e de novas linhas de pesquisa em 2015.

O programa permanece com duas áreas de concentração, com as seguintes linhas de pesquisa: LITERATURA, CULTURA E TRADUÇÃO (linhas de pesquisa: Estudos Clássicos e Medievais, Tradução e cultura, Estudos Semióticos) e LITERATURA, TEORIA E CRÍTICA (linhas de pesquisa: Poéticas da Subjetividade, Leituras Literárias, Tradição e modernidade, Estudos Decolonias e Feministas, Estudos Africanos e Afro-Brasileiros).

Missão e objetivos

Tendo como missão a formação de profissionais (mestres e doutores) éticos e comprometidos com o desenvolvimento científico e com as demandas da sociedade, o PPGL/UFPB tem os seguintes objetivos gerais e específicos:

Gerais

- Formar mestres e doutores para atuarem de forma independente e transformadora na área de Letras, seja na docência, pesquisa ou outras atividades especializadas;

- Preparar profissionais, científica e tecnicamente, desenvolvendo suas capacidades de pesquisa e intervenção em contextos de ensino, pesquisa, gestão, mediação e tradução intercultural.

Específicos

- Oferecer cursos nos níveis de Mestrado e Doutorado em Letras;

- Oferecer estágio pós-doutoral àqueles/as que desejarem atualizar ou consolidar conhecimentos em áreas específicas de atuação do programa;

- Estimular a produção de conhecimento científico, técnico e cultural, assegurando que esteja em sintonia com questões locais e nacionais, sem perder de vista a internacionalização e a globalização;

- Desenvolver projetos com instituições parceiras, como prefeituras municipais e governo estadual, além de outras universidades e centros de ensino do Brasil e do exterior.

Áreas de concentração e Linhas de Pesquisa

1 Literatura, teoria e crítica

Linhas de pesquisa: Poéticas da Subjetividade, Leituras Literárias, Tradição e modernidade, Estudos Decolonias e Feministas, Estudos Africanos e Afro-Brasileiros.

2 Literatura, cultura e tradução

Linhas de pesquisa: Estudos Clássicos e Medievais, Tradução e cultura, Estudos Semióticos.


Página Alternativa


Coordenação do Programa