PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS (PPCEM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
32167063/7063

Apresentação

Imagem de apresentação do programa

O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPCEM), da Universalidade Federal da Paraíba (UFPB), foi criando com a proposta de atender a demanda dos egressos dos cursos de graduação e demais profissionais já consolidados no mercado de trabalho que buscam a formação de excelência, a nível de mestrado e doutorado, na área de Ciência e Engenharia de Materiais.

Missão, visão, valores e objetivos do PPCEM/UFPB:

Missão

Formar pessoas na área de Ciência e Engenharia de Materiais, comprometidos com o desenvolvimento do Brasil e com a inovação, buscando atender as demandas da sociedade.

Visão

Ser um programa de pós-graduação reconhecido nacionalmente na área de Ciência e Engenharia de Materiais.

Valores

Formação, inserção, cooperação, comprometimento, competência, excelência.

Objetivos

O PPCEM tem como objetivo principal formar pessoas - mestres e doutores - com atuação na área de Ciência e Engenharia de Materiais, que possam ser inseridos no mercado de trabalho e promover desenvolvimento social, tecnológico e econômico do estado da Paraíba, da região Nordeste e do Brasil.

Os objetivos específicos estão inseridos nos valores do Programa:

(I) Formação Profissional:

Formar recursos humanos, mestres e doutores, para atuar na docência, na pesquisa, no setor produtivo e em órgãos governamentais e não-governamentais, com sólida formação acadêmico-científica fundamentada na Ciência e Engenharia de Materiais.

(II) Inserção:

Possibilitar a inserção e a consolidação dos egressos do PPCEM no mercado de trabalho, com atuação na academia e no setor produtivo;

Promover parcerias nacionais e internacionais a partir de atividades de ensino e pesquisa de docentes, discentes e pesquisadores; e

Impulsionar pesquisas científicas e tecnológicas com o viés para aplicações e que gerem benefícios sociais, econômicos e ambientais. 

(III) Cooperação:

Promover a geração do conhecimento científico e tecnológico na área da ciência e engenharia de materiais envolvendo docentes, discentes e pesquisadores;

Atuar em parceria com outros programas de pós-graduação e institutos de pesquisa; e

Desenvolver em parceria com o setor produtivo, pesquisa, desenvolvimento, inovação e capacitação de pessoas.


Página Alternativa


Coordenação do Programa