PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM MEDICAMENTOS (PPgDITM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Apresentação

Imagem de apresentação do programa

Doutorado em Associação, Conceito 4. A Pós-Graduação em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos (PPgDITM) oferta curso de Doutorado que visa formar recursos humanos aptos a atuarem na pesquisa, no desenvolvimento e na inovação tecnológica de medicamentos. O PPgDITM é constituído por uma Associação de Instituições de Ensino e Pesquisa do Brasil: 1. Universidade Federal do Ceará – UFC, 2. Universidade Federal da Paraíba – UFPB, 3. Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, 4. Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. São oferecidas aos candidatos, Inovação Tecnológica em Medicamentos como área de concentração tendo como linhas de pesquisa: a) Desenvolvimento de Produtos e Processos Farmacêuticos, b) Tecnologias Analíticas e Produtivas, c) Ensaios Pré-clínicos e Clínicos.

 

Com o intuito de permitir uma formação ampla com foco no desenvolvimento de medicamentos inovadores, o curso de doutorado está dividido em áreas temáticas, denominadas de etapas de formação. Cada etapa de formação é constituída de disciplinas obrigatórias e eletivas, sendo planejado de forma que o aluno curse disciplinas obrigatórias em cada uma das etapas de formação e em seguida, complemente os créditos com disciplinas eletivas de acordo com a especificidade do seu tema de tese. Cinco etapas de formação foram estruturadas, a saber: Química/Bioquímica, Pré-clínica, Farmacêutica, Clínica e Registro e Pós-Comercialização, incluindo a Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual (http://www.sigaa.ufrn.br/sigaa/verProducao?idProducao=691847&key=41d555874a11fa49859ce8515ae6ede6).

 

Os doutores egressos do PPgDITM deverão ter sólido conhecimento na área de farmácia, dominando a cadeia produtiva para o desenvolvimento de novos medicamentos e de pesquisas inovadoras e transferência de tecnologia em alguma das etapas da cadeia: desde a síntese e prospecção de novas moléculas bioativas até a pesquisa clínica de novos medicamentos, passando pela determinação da eficácia e segurança dessas moléculas e a sua formulação em especialidades farmacêuticas.

 

Coordenadora Local: HILZETH DE LUNA FREIRE PESSOA 

Vice-coordenadora Local: ABRAHAO ALVES DE OLIVEIRA FILHO

Coordenador Geral:  RUI OLIVEIRA MACEDO

 

E-mail:ditmufpb@gmail.com

Contato:3216-7893


Página Alternativa


Coordenação do Programa