PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL (PPGECAM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Apresentação

Imagem de apresentação do programa

O Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGECAM) foi criado em 2002 com o nome de Programa de Pós-graduação em Engenharia Urbana. Inicialmente, oferecia apenas o mestrado e contava com a participação de professores dos cursos de Engenharia Civil, Arquitetura e Geografia. O programa tinha 20 vagas disponíveis.

Em 2007, o programa mudou seu nome para Programa de Pós-graduação em Urbana e Ambiental, ampliando seu escopo para incluir a área Ambiental, com ênfase em Saneamento e Recursos Hídricos. Nesse momento, ainda oferecia apenas o mestrado.

Em 2012, ocorreu outra modificação importante na estrutura do programa, que passou a se chamar Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGECAM). Nessa alteração, o programa foi dividido em quatro áreas distintas: Engenharia Urbana, Saneamento Ambiental, Estruturas & Materiais e Recursos Hídricos.

Em 2013, o programa obteve a aprovação da CAPES para a oferta do doutorado nas áreas de Estruturas & Materiais e Recursos Hídricos. Posteriormente, com a reformulação do curso em 2018, as áreas de Saneamento e Engenharia Urbana foram incluídas na oferta de doutorado, ocorrendo a junção das áreas de Recursos Hídricos e Saneamento. Portanto, atualmente, o programa oferece mestrado e doutorado em três grandes áreas: Engenharia Urbana, Estruturas e Materiais, e Recursos Hídricos e Saneamento.

O PPGECAM possui uma infraestrutura composta por vários laboratórios que dão suporte ao desenvolvimento das teses e dissertações. Esses laboratórios abrangem diversas áreas, como Análise Estrutural e Avaliação de Desempenho, Ambiente Urbano e Edificado, Ensaio de Materiais e Estruturas, Conforto Ambiental, Geoprocessamento, Planejamento de Transportes, Recursos Hídricos e Engenharia Ambiental, Saneamento, Eficiência Energética e Hidráulica, Modelagem da Informação da Construção, etc. Além disso, o programa conta com a bacia hidrográfica experimental do riacho Guaraíra, localizada a 60 km de João Pessoa. Nessa área, são monitoradas variáveis do ciclo hidrológico, possibilitando estudos teórico-experimentais relacionados à hidrologia.

Os principais objetivos do PPGECAM são: formar profissionais com uma visão aprofundada e integrada dos diversos sistemas da dinâmica urbana e ambiental, incluindo engenheiros, arquitetos, urbanistas e outras categorias interessadas na questão urbana; fornecer formação especializada em áreas clássicas da Engenharia Civil; desenvolver pesquisas científicas que aprofundem estudos tecnológicos; e promover o uso de métodos e instrumentos que tornem a atuação do engenheiro mais eficiente, com foco no desenvolvimento sustentável da região.

O programa é avaliado pela CAPES e atualmente possui nota 5 na avaliação quadrienal realizada no período de 2017 a 2020.

Para entrar em contato com o PPGECAM, os interessados podem ligar para o número (083) 3216.7393 ou enviar um e-mail para ppgecam@ct.ufpb.br.


Página Alternativa


Coordenação do Programa