PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Área de Concentração e Linhas de Pesquisa

Doutorado

  • DINÂMICA E CONTROLE DE SISTEMAS MECÂNICOS
    • Linhas de Pesquisa:
      • INSTRUMENTAÇÃO DE SISTEMAS MECÂNICOS
      • Desenvolvimento e uso de instrumentos e equipamentos para medir, monitorar e registrar fenômenos físicos com a finalidade de promover ciência, métodos, funcionalidade e aplicações de medição em sistemas mecânicos. Projeto, desenvolvimento e avaliação de instrumentação e de sistemas de medição e componentes usados na geração, aquisição, condicionamento e processamento de sinais de sistemas mecânicos; análise, representação, exibição e preservação das informações obtidas de um conjunto de medições de sistemas mecânicos; engenharia de manutenção e predição de sistemas mecânicos; desenvolvimento e utilização de instrumentação para análise da integridade de sistemas mecânicos; análise metrológica de sistemas mecânicos.

      • DINÂMICA DE SISTEMAS MECÂNICOS
      • Estudos, projetos e análises com vistas à solução de problemas de sistemas mecânicos sob condições dinâmicas. Desenvolvimento, modelagem e análises de mecanismos. Estudos em estabilidade e de aplicações a sistemas mecânicos rígidos e elásticos. Estudos e desenvolvimento de metodologias em métodos de análise quantitativa e qualitativa de sistemas dinâmicos.

      • CONTROLE DE SISTEMAS MECÂNICOS
      • Estudos em desenvolvimento de técnicas de automação e controle de sistemas dinâmicos. Como exemplos: solução de problemas de dinâmica de sistemas mecânicos (controle passivo e ativo de vibrações); análise, síntese, identificação, implementação e controle de sistemas mecatrônicos em geral; controle de máquinas e sistemas industriais, robótica e estudo de sistemas adaptativos.

  • PROCESSOS DE FABRICAÇÃO
    • Linhas de Pesquisa:
      • PROCESSOS MECÂNICOS/METALÚRGICOS APLICADOS AOS MATERIAIS
      • Nesta linha de pesquisa são desenvolvidas atividades de P&D de relacionados com diversos processos mecânicos de materiais metálicos, cerâmicos e seus compósitos procurando identificar a sua correlação com as características microestruturais, mecânicas e físico-químicas. Visam o entendimento pleno da inter-relação entre processamento – caracterização – propriedades. Estes processos são principalmente os de soldagem, tratamentos térmicos, conformação a quente e/ou frio, moagem de alta energia, sinterização, processamento de materiais cerâmicos ou cimentícios, melt-spining, deposição térmica de pós metálicos e outros. Atuando também nos seguintes temas: soldagem de aços para dutos; o fenômeno Trincas Induzidas pelo Hidrogênio em juntas soldadas e a caracterização de juntas soldadas dissimilares.

      • QUANTIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE PROPRIEDADES DOS MATERIAIS
      • Nesta linha de pesquisa o processamento de materiais de engenharia é estudado. Ela abrange a estrutura de ligas metálicas, atuando principalmente nos seguintes temas: caracterização de ligas amorfas; ligas nanoestrutradas e ligas com estrutura quasicristalinas; ligas com efeito memória de forma, sendo estas ligas obtidas por fundição por indução, solidificação rápida e/ou mecanossíntese, propriedade magnética de ligas metálicas As transformações de fase no estado sólido em ligas com memória de forma. O Processamento termomecânico (propriedades termomecânicas e microestrutura). Obtenção e caracterização de ligas de titânio para fins biomédicos e a Caracterização Mecânica e microestrutural de materiais.

  • TERMOFLUIDOS.
    • Linhas de Pesquisa:
      • FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA
      • Linha de Pesquisa que tem como principal foco a utilização e/ou análise de diferentes tipos de fontes primária de energia, como forma alternativa de uso, tanto como uso direto ou no processo de transformação para a produção de Energia Elétrica. Também está relacionada à aplicação de os conceitos de eficientização e o de racionalidade energética e impacto ambiental. De um modo geral, essa linha de pesquisa está relacionada ao estudo das principais fontes alternativas:Energia eólica, Energia solar (fotovoltaica), Energia geotérmica, Energia maré motriz (das mares), Biomassa, Biogás relacionadas a essa

      • TRANSFERÊNCIA DE CALOR E MASSA
      • Linha de pesquisa que tem como principal foco estudo, análise e projetos relacionados problemas de transferência de calor e massa complexos, envolvendo diversificados métodos para solução, inclusive os pacotes computacionais mais amplos para a dinâmica computacional dos fluidos, abertos e comercialmente adquiridos. Os avanços dos códigos computacionais disponíveis no mercado da dinâmica dos fluidos e a convecção têm possibilitados ao ataque a uma gama de problemas da engenharia, e notadamente aos da engenharia de petróleo e gás. Isto não invalida o surgimento de novos códigos para a solução problemas novos e antigos como extensões de técnicas e metodologias. Neste sentido códigos tem sido usado com pacotes poderosos, e também expandidos programas desenvolvidos em Fortran para escoamentos de multifluidos. Alguns monofásicos e também bifásicos tem sido buscados soluções dos campos de velocidades e temperatura inclusive com propriedades termo fluídicas variáveis. Também, tem se buscado olhar as análises para escoamento, de forma teórica, para fluidos com longa variação de pressão características típicas dos fluidos no pré sal e mesmo situação de contaminação presente nos aterros sanitários.

      • ANÁLISE DA TRANSFERÊNCIA DE CALOR E MASSA VIA TÉCNICA TRANSFORMADA INTEGRAL GENERALIZADA
      • Linha de pesquisa que tem como principal foco a extensão da aplicação da Técnica de de Transformada Integral Generalizada (GITT) à problemas complexos de transferência de Calor e Massa na busca de soluções Híbridas. Os problemas de transferência de calor e massa são, quase sempre, formulados através de equações diferenciais parciais complexas e sujeitas, muitas vezes às condições de contorno, também, complexas no que dificulta ainda mais a solução do ponto de vista matemático por métodos analíticos simples. Estes tipos de problemas na maioria das vezes são atacados com vistas à solução através de procedimentos puramente numéricos, o que apresenta também dificuldades adicionais no processo e na extensão para uma análise paramétricas mais aprofundada. A Técnica de Transformada Generalizada, como ferramenta matemática poderosa híbrida analítica - numérica, permite a obtenção de soluções explicitas, mesmo que exija procedimentos numéricos, computacionalmente, na implementação. Desta forma, é possível, estender as análises paramétricas com maior entendimento e visibilidade para os problemas em que as técnicas matemáticas tradicionais não conseguem alcançar. Tem sido feitas diversas extensões do uso da técnica em série de problemas para a obtenção de parâmetros de interesses práticos tais como: Numero de Nusselt, fator de atrito, numero de Sherwood entre outros.

      • REFRIGERAÇÃO E ANÁLISE EXERGÉTICA
      • Linha de Pesquisa que teve seu inicio associada às análises energéticas e exergéticas e estendidas para análises exergoeconomica e exergoambiental dos sistemas de geração de energias por transformações térmicas, sistemas de refrigeração por absorção de vapor, em desenvolvimento, para queima direta e indireta, com construção e análise de protótipos. As análises de sistemas térmicos tem se expandido, visto que a utilização da primeira lei apenas nos fornece dados quantitativos e sem qualificar e nem aferir acuidade ao processo de análise. A inserção da análise exergética associada ao desenvolvimento de novos dispositivos tecnológicos agregou ao processo a característica da qualidade e a possibilidade de identificação dos pontos de maiores irreversibilidades. Na sequências, associação aos custos monetários para estes desperdícios tem nos levado a importância e a necessidade das análises energética e econômica para as avaliações exergoeconomica, que possibilidade o estudo dos custos exergéticos e monetários associados a cada processo ou ao todo. As avaliações exergo econômicas tem sido realizadas com duas frentes: seguindo as ideias explícitas por Luzano - Valero e seu seguidores com a Teoria dos Custos Exergéticos – TCE e também , mais recente, tem sido estendidos estudos com Tsatsaronis e seguidores de análises tanto exergoeconomico como exergoambiental , através do método dos custos específicos de exergia ( Specific Exergy Cost ) conhecido como – SPECO.

Mestrado

  • DINÂMICA E CONTROLE DE SISTEMAS MECÂNICOS
    • Linhas de Pesquisa:
      • DINÂMICA DE SISTEMAS MECÂNICOS
      • Estudos, projetos e análises com vistas à solução de problemas de sistemas mecânicos sob condições dinâmicas. Desenvolvimento, modelagem e análises de mecanismos. Estudos em estabilidade e de aplicações a sistemas mecânicos rígidos e elásticos. Estudos e desenvolvimento de metodologias em métodos de análise quantitativa e qualitativa de sistemas dinâmicos.

      • CONTROLE DE SISTEMAS MECÂNICOS
      • Estudos em desenvolvimento de técnicas de automação e controle de sistemas dinâmicos. Como exemplos: solução de problemas de dinâmica de sistemas mecânicos (controle passivo e ativo de vibrações); análise, síntese, identificação, implementação e controle de sistemas mecatrônicos em geral; controle de máquinas e sistemas industriais, robótica e estudo de sistemas adaptativos.

      • INSTRUMENTAÇÃO DE SISTEMAS MECÂNICOS
      • Desenvolvimento e uso de instrumentos e equipamentos para medir, monitorar e registrar fenômenos físicos com a finalidade de promover ciência, métodos, funcionalidade e aplicações de medição em sistemas mecânicos. Projeto, desenvolvimento e avaliação de instrumentação e de sistemas de medição e componentes usados na geração, aquisição, condicionamento e processamento de sinais de sistemas mecânicos; análise, representação, exibição e preservação das informações obtidas de um conjunto de medições de sistemas mecânicos; engenharia de manutenção e predição de sistemas mecânicos; desenvolvimento e utilização de instrumentação para análise da integridade de sistemas mecânicos; análise metrológica de sistemas mecânicos.

Mestrado

Mestrado

  • PROCESSOS DE FABRICAÇÃO
    • Linhas de Pesquisa:
      • PROCESSOS MECÂNICOS/METALÚRGICOS APLICADOS AOS MATERIAIS
      • Nesta linha de pesquisa são desenvolvidas atividades de P&D de relacionados com diversos processos mecânicos de materiais metálicos, cerâmicos e seus compósitos procurando identificar a sua correlação com as características microestruturais, mecânicas e físico-químicas. Visam o entendimento pleno da inter-relação entre processamento – caracterização – propriedades. Estes processos são principalmente os de soldagem, tratamentos térmicos, conformação a quente e/ou frio, moagem de alta energia, sinterização, processamento de materiais cerâmicos ou cimentícios, melt-spining, deposição térmica de pós metálicos e outros. Atuando também nos seguintes temas: soldagem de aços para dutos; o fenômeno Trincas Induzidas pelo Hidrogênio em juntas soldadas e a caracterização de juntas soldadas dissimilares.

      • QUANTIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE PROPRIEDADES DOS MATERIAIS
      • Nesta linha de pesquisa o processamento de materiais de engenharia é estudado. Ela abrange a estrutura de ligas metálicas, atuando principalmente nos seguintes temas: caracterização de ligas amorfas; ligas nanoestrutradas e ligas com estrutura quasicristalinas; ligas com efeito memória de forma, sendo estas ligas obtidas por fundição por indução, solidificação rápida e/ou mecanossíntese, propriedade magnética de ligas metálicas As transformações de fase no estado sólido em ligas com memória de forma. O Processamento termomecânico (propriedades termomecânicas e microestrutura). Obtenção e caracterização de ligas de titânio para fins biomédicos e a Caracterização Mecânica e microestrutural de materiais.

Mestrado

  • TERMOFLUIDOS.
    • Linhas de Pesquisa:
      • FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA
      • Linha de Pesquisa que tem como principal foco a utilização e/ou análise de diferentes tipos de fontes primária de energia, como forma alternativa de uso, tanto como uso direto ou no processo de transformação para a produção de Energia Elétrica. Também está relacionada à aplicação de os conceitos de eficientização e o de racionalidade energética e impacto ambiental. De um modo geral, essa linha de pesquisa está relacionada ao estudo das principais fontes alternativas:Energia eólica, Energia solar (fotovoltaica), Energia geotérmica, Energia maré motriz (das mares), Biomassa, Biogás relacionadas a essa

      • TRANSFERÊNCIA DE CALOR E MASSA
      • Linha de pesquisa que tem como principal foco estudo, análise e projetos relacionados problemas de transferência de calor e massa complexos, envolvendo diversificados métodos para solução, inclusive os pacotes computacionais mais amplos para a dinâmica computacional dos fluidos, abertos e comercialmente adquiridos. Os avanços dos códigos computacionais disponíveis no mercado da dinâmica dos fluidos e a convecção têm possibilitados ao ataque a uma gama de problemas da engenharia, e notadamente aos da engenharia de petróleo e gás. Isto não invalida o surgimento de novos códigos para a solução problemas novos e antigos como extensões de técnicas e metodologias. Neste sentido códigos tem sido usado com pacotes poderosos, e também expandidos programas desenvolvidos em Fortran para escoamentos de multifluidos. Alguns monofásicos e também bifásicos tem sido buscados soluções dos campos de velocidades e temperatura inclusive com propriedades termo fluídicas variáveis. Também, tem se buscado olhar as análises para escoamento, de forma teórica, para fluidos com longa variação de pressão características típicas dos fluidos no pré sal e mesmo situação de contaminação presente nos aterros sanitários.

      • ANÁLISE DA TRANSFERÊNCIA DE CALOR E MASSA VIA TÉCNICA TRANSFORMADA INTEGRAL GENERALIZADA
      • Linha de pesquisa que tem como principal foco a extensão da aplicação da Técnica de de Transformada Integral Generalizada (GITT) à problemas complexos de transferência de Calor e Massa na busca de soluções Híbridas. Os problemas de transferência de calor e massa são, quase sempre, formulados através de equações diferenciais parciais complexas e sujeitas, muitas vezes às condições de contorno, também, complexas no que dificulta ainda mais a solução do ponto de vista matemático por métodos analíticos simples. Estes tipos de problemas na maioria das vezes são atacados com vistas à solução através de procedimentos puramente numéricos, o que apresenta também dificuldades adicionais no processo e na extensão para uma análise paramétricas mais aprofundada. A Técnica de Transformada Generalizada, como ferramenta matemática poderosa híbrida analítica - numérica, permite a obtenção de soluções explicitas, mesmo que exija procedimentos numéricos, computacionalmente, na implementação. Desta forma, é possível, estender as análises paramétricas com maior entendimento e visibilidade para os problemas em que as técnicas matemáticas tradicionais não conseguem alcançar. Tem sido feitas diversas extensões do uso da técnica em série de problemas para a obtenção de parâmetros de interesses práticos tais como: Numero de Nusselt, fator de atrito, numero de Sherwood entre outros.

      • REFRIGERAÇÃO E ANÁLISE EXERGÉTICA
      • Linha de Pesquisa que teve seu inicio associada às análises energéticas e exergéticas e estendidas para análises exergoeconomica e exergoambiental dos sistemas de geração de energias por transformações térmicas, sistemas de refrigeração por absorção de vapor, em desenvolvimento, para queima direta e indireta, com construção e análise de protótipos. As análises de sistemas térmicos tem se expandido, visto que a utilização da primeira lei apenas nos fornece dados quantitativos e sem qualificar e nem aferir acuidade ao processo de análise. A inserção da análise exergética associada ao desenvolvimento de novos dispositivos tecnológicos agregou ao processo a característica da qualidade e a possibilidade de identificação dos pontos de maiores irreversibilidades. Na sequências, associação aos custos monetários para estes desperdícios tem nos levado a importância e a necessidade das análises energética e econômica para as avaliações exergoeconomica, que possibilidade o estudo dos custos exergéticos e monetários associados a cada processo ou ao todo. As avaliações exergo econômicas tem sido realizadas com duas frentes: seguindo as ideias explícitas por Luzano - Valero e seu seguidores com a Teoria dos Custos Exergéticos – TCE e também , mais recente, tem sido estendidos estudos com Tsatsaronis e seguidores de análises tanto exergoeconomico como exergoambiental , através do método dos custos específicos de exergia ( Specific Exergy Cost ) conhecido como – SPECO.