PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Phone
-
Not informed
News
Banca de DEFESA: DANIELLE MENEZES DE OLIVEIRA GONÇALVES
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIELLE MENEZES DE OLIVEIRA GONÇALVES
DATA: 09/12/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Link Meet: https://meet.google.com/air-qcrd-cwr
TÍTULO: SIGNIFICADOS DO BRINCAR PARA O DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL DO BEBÊ
PALAVRAS-CHAVES: Brincar. Bebê. Pedagogia da Corporeidade. Situações de
Movimento. Ambiências. Educação Física. Psicologia do Desenvolvimento.
Psicanálise Winnicottiana.
PÁGINAS: 191
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: Esta pesquisa compreende o brincar como inerente à formação humana, produtor
de sentido e facilitador do desenvolvimento emocional do bebê. Conforme postula
a Pedagogia da Corporeidade, o brincar é um tipo de situação de movimento que
favorece a linguagem do ser, pois nos leva a uma conduta criativa. Ao sustentar
que o brincar do bebê surge a partir do contexto relacional e como resposta às
situações que lhe acontecem, além de que as ações dos bebês se entrelaçam aos
processos subjetivos, o objetivo geral da pesquisa foi: analisar os significados das
situações de movimento brincar para o desenvolvimento emocional do bebê,
desdobrando-se nos seguintes objetivos específicos: a) identificar e categorizar as
brincadeiras criadas pelos bebês matriculados nos Centros de Referência em
Educação Infantil (CREIs) da rede de ensino do município de João Pessoa/PB; b)
analisar, a partir de situações de movimento, como se estabelecem as relações
entre professor/cuidador e bebê na rotina dos berçários; c) desvelar as ambiências
geradas nas situações de movimento e suas influências no desenvolvimento
emocional dos bebês. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa,
exploratória e descritiva, de campo, observação direta e aplicação do método de
análise semiótico escritural, da Pedagogia da Corporeidade. Durante oito meses,
80 bebês foram observados, entre 06-23 meses, matriculados e adaptados nos
berçários dos CREIs Arthur Belarmino e Roberto Vieira, da rede de ensino do
município de João Pessoa/PB. A coleta de dados aconteceu no período de
julho/2019 a fevereiro/2020, sendo interrompida devido à pandemia da covid-19.
As seguintes técnicas foram utilizadas: observação direta do brincar do bebê,
filmagem de 60 horas de gravação, roteiro de observação e diário de campo, por
meio da análise das ações dos bebês: interesse, manipulação e desinteresse pelo
objeto, bem como das ações dos adultos: segurar, manejar e apresentar. Em
relação aos três níveis de sentido: accional, semântico e hermenêutico,
encontraram-se 04 tipos de Situações de Movimento (SM), duas partindo dos
discentes bebês: SM brincar e SM não brincar, e duas da atividade docente: SM
docente favorável e SM docente não favorável. Os resultados apresentam que
cada situação de movimento é coordenada por emoções, e o fluir de um domínio
de ação a outro expressa as emoções sentidas. A SM não brincar foi mais
evidenciada, já que o bebê tem a vontade de brincar, mas nem sempre encontra
condições suficientes. A ambiência gerada na SM não brincar foi tentativa e
frustração. Quando o bebê cria situações de movimento brincar, experimenta a
fruição; logo, envolvido com o objeto, ou com o próprio corpo, abstrai-se do
entorno, entregando-se à ambiência de distração, de satisfação, do envolver-se,
enfim, de se usufruir com a experiência de ser e repetir essa experiência quantas
vezes quiser. As discussões destacam que experienciar, frequentemente, a
ambiência de tentativa e frustração pode resultar em tendências de
comportamento reativas, apáticas, pouco criativas. Contudo, se o adulto
compreende as linguagens que vão sendo comunicadas pelos bebês por meio de
seus códigos e se adequam às necessidades comunicadas, aumentam-se
significativamente as possibilidades de conquistar uma rotina com mais
ambiências de interesse, entretenimento, concentração e repetição. Isso conduzirá
o bebê para um modo de agir mais confiante, inventivo e, assim, favorecerá o
amadurecimento emocional.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1054195 - PIERRE NORMANDO GOMES DA SILVA
Interno - 1024473 - IRAQUITAN DE OLIVEIRA CAMINHA
Externo ao Programa - 1746706 - ANDREIA DUTRA ESCARIAO
Externo à Instituição - MARIA APARECIDA DIAS
Externo à Instituição - AGUINALDO CESAR SURDI