PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTORIA)

Banca de DEFESA: MARCOS TADEU DA COSTA JUNIOR

DISCENTE: MARCOS TADEU DA COSTA JUNIOR
DATA: 22/05/2024
LOCAL: Plataforma Google Meet - meet.google.com/fcv-nryc-ryy
TÍTULO: PODCAST E ENSINO DE HISTÓRIA: DIREITOS E MANIFESTAÇÕES TRABALHISTAS NO ESTADO NOVO E NO GOVERNO TEMER
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História; Podcast; História do Trabalho
ÁREA: História
RESUMO: O progresso tecnológico no século XXI teve um impacto tão significativo na sociedade que foi necessário repensar a educação a partir de novas perspectivas, inclusive, com a inserção das chamadas novas tecnologias digitais no cotidiano escolar, o que já se tornou uma realidade. Esta pesquisa examinou a eficácia do podcast como recurso didático para o ensino de história, tendo como foco a história do trabalho no Brasil, enfatizando a relevância da luta dos trabalhadores para garantir os direitos trabalhistas, comparando a Era Vargas (1930-1945) com o governo Temer (2016-108). O trabalho tratou do podcast e sua aplicação no ensino de história, uma vez que os estudantes acessam diariamente as mídias digitais e estudam por esses meios. Dessa forma, identificamos que ensinar como filtrar esses conteúdos para a aprendizagem é importante, para que eles saibam distinguir um conteúdo fundamentado de um conteúdo repleto de inconsistências. Para tal, realizamos um diálogo com a proposta apresentada por autorescomo Freire (2013), Luis e Assis (2009), Bittencourt (2018), Gomes (2002), entre outros. A partir dos resultados desta pesquisa, elaborou-se uma proposta de oficina composta por cinco sessões destinadas aos estudantes do ensino médio, especialmente da 3ª Série do Ensino Médio, com o objetivo de instruir os estudantes a desenvolverem um senso crítico ao ouvir um podcast e extrair aprendizagens dos conteúdos, complementando-os com outras fontes de pesquisa. Ademais, o objetivo foi fornecer instruções sobre como produzir um podcast, incluindo o roteiro e a gravação, utilizando o aplicativo Audiolab. Foi elaborada e aplicada uma oficina com dez aulas direcionadas à turma da 3ª Série do Ensino Médio da Escola de Referência em Ensino Médio Benigno Pessoa de Araújo. As oficinas tiveram como objetivo geral refletir e avaliar a eficiência da análise de podcast como recurso didático no ensino de história. Ademais, o objetivo foi fornecer instruções e examinar podcasts produzidos pelos próprios alunos. As oficinas e a produção dos podcasts abordaram os Direitos Trabalhistas, com ênfase no Estado Novo e na Reforma Trabalhista (Governo Temer).
Presidente - 338287 - ARIANE NORMA DE MENEZES SA
Interno - 2240110 - PRISCILLA GONTIJO LEITE