PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTORIA)

Banca de DEFESA: MARIA DO SOCORRO FÉLIX PEREIRA DE FRANÇA

DISCENTE: MARIA DO SOCORRO FÉLIX PEREIRA DE FRANÇA
DATA: 28/05/2024
LOCAL: Plataforma Google Meet - meet.google.com/yzf-nmdv-ter
TÍTULO: DIALOGANDO COM OS TESTEMUNHOS DO PASSADO LOCAL ATRAVÉS DO PATRIMÔNIO CULTURAL EDIFICADO: UM ESTUDO DO MEIO NO CENTRO DE JOÃO PESSOA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História, História Local, Estudo do Meio.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
RESUMO: O presente texto dissertativo aponta os resultados de um estudo do meio que teve como área analisada, o Centro histórico de João Pessoa, promovido no mês de setembro do ano de 2022, entre estudantes do Colégio da Polícia Militar Estudante Rebeca Cristina Alves Simões. Consideramos que aplicação da metodologia seja capaz de proporcionar aos alunos participantes um diálogo entre os vestígios do passado colonial e que perduram no tempo presente, oferecendo a eles uma visão das perspectivas de rupturas, permanências, temporalidades históricas e múltiplos usos que os espaços geográficos podem assumir ao longo do tempo. As turmas convidadas a participar do projeto pertenciam, à época de sua execução, ao 9º Ano do Ensino Fundamental e, por quase dois anos letivos – devido à Pandemia da Covid-19 -, assistiram aulas no formato remoto, de forma que, seu envolvimento em uma atividade desta natureza - gestada em torno de planejamento prévio, preparação, saída ao campo e coleta de resultados, permitiu que reforçassem o conhecimento acerca da História Colonial, além de estudar os diferentes processos, conflitos e temporalidades históricas presentes na região. Para análise da atividade, houve a aplicação de dois questionários: o primeiro deles, realizado imediatamente após a saída de campo, ainda no ano de 2022, semiestruturado, cujos objetivos foram detectar um perfil socioeconômico e cultural dos estudantes envolvidos; compreender o processo de ensino-aprendizagem da História Local e propor um balanço do estudo do meio. O segundo, realizado um ano depois, no mês de outubro de 2023, também semiestruturado, proporcionou uma visão mais ampla dos resultados da atividade, permitindo a análise dos conceitos conhecidos pelos alunos e necessários para compreensão da propositura da atividade. A partir da constatação de que a maioria dos envolvidos na pesquisa são habitantes da Zona Sul, distante da antiga região central e, por outro lado, pertencentes a famílias oriundas, em sua maioria, de outras cidades, pudemos nos aprofundar nos possíveis fatores responsáveis pela desinformação dos estudantes em relação ao passado da cidade, estabelecer um diálogo entre o local em que vivem e o processo de expansão da cidade e vislumbrar a possibilidade de fomento da identidade pessoense, para que possa se agregar às suas múltiplas características de diversidade de sua população. Para estabelecer um diálogo entre as problemáticas apresentadas ao longo do texto, utilizamos textos de Gonçalves (2007), Bittencourt (2008), Honor (2006), Assad (2017), Dias (1996), Pacheco (2017) entre outros, além de fontes primárias, a exemplo do relatório do engenheiro de minas Francisco Retumba. Além do estudo do meio, temos como fruto do trabalho realizado o roteiro utilizado na saída de campo, que poderá ser adotado durante atividades semelhantes, voltados ao ensino da História de João Pessoa.
Presidente - 1545438 - ANGELO EMILIO DA SILVA PESSOA
Externo à Instituição - MARGARIDA MARIA DIAS DE OLIVEIRA