PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPGAU)

Banca de DEFESA: ALAN NÓBREGA DANTAS DE ARAÚJO

DISCENTE: ALAN NÓBREGA DANTAS DE ARAÚJO
DATA: 15/12/2017
LOCAL: Sala Multimidia Depto Arquitetura
TÍTULO: Uso de realidade aumentada como auxílio para concepção de projetos arquitetônicos a partir de modelos BIM
PALAVRAS-CHAVES: Realidade Aumentada, BIM, Arquitetura, ensino de arquitetura.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
SUBÁREA: Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
RESUMO: Esta dissertacao analisa formas de como tecnologias de Realidade Aumentada podem auxiliar no processo de desenvolvimento de projetos arquitetonicos em ambiente de atelie de Projeto. Busca identificar, caracterizar e compreender as vantagens, desvantagens; dificuldades e potenciais no uso da RA sob aspectos de uso de hardware, software; do uso durante o processo de concepcao arquitetonica e da aceitacao dos alunos. Tecnologias de Realidade Aumentada (RA) estao em constante desenvolvimento, mas ainda pouco exploradas quanto a seus beneficios e potenciais e especialmente aplicadas na Industria AEC para concepcao de projetos arquitetonicos no ensino de graduacao. Alem disso, a constante necessidade de aperfeicoar ou mesmo substituir processos de desenvolvimento de projeto e amplamente debatida e colocada em pratica. Neste contexto, estas relativamente novas formas de apresentacao em RA podem ter seu uso explorado sob aspectos de possibilidades, demandas e potenciais em diversas areas e trabalhar-se no ambiente de ensino voltado a arquitetura torna-se fundamental. Aplica-se esta dissertacao em um ambiente de ensino de arquitetura e desenvolve-se em tres disciplinas de: Modelagem e Prototipagem (disciplina inserida no PPGAU); Projeto IV (tambem utilizada como estagio docencia do autor desta pesquisa) e Modelagens 3D (disciplina inserida na graduacao de Arquitetura e Urbanismo – UFPB). Em todos os casos o orientador desta pesquisa tambem se fez presente como professor das disciplinas em questao. Como forma de uma pesquisa de natureza aplicada e com objetivo de pesquisa exploratorio e experimental, desenvolve-se sete estudos de caso (EC) e posterior experimento final, objeto principal desta pesquisa. Nos dois primeiros EC, explora-se o funcionamento de aplicativos, dispositivos moveis e limites das ferramentas e situacao3 ideal de iluminacao e leitura de marcadores; dois deles testam o uso de RA e/ou BIM em ambiente de desenvolvimento de projeto arquitetonico e, nos tres finais, analisa-se novamente as ferramentas em prol de buscar solucoes adequadas aos problemas encontrados em atelie de projeto. O BIM, no interesse desta pesquisa (que considera apenas os aspectos tangiveis ao desenvolvimento do modelo 3D com informacoes atreladas a ele) e tratado como uma base que possa ser utilizada no contexto de RA de maneira que agregue valor ao contexto de projetos arquitetonicos. Apos o desenvolvimento dos ECs, adaptou-se, para experimentacao final, diversos pontos considerados como dificuldades em fim de utilizar-se da RA de uma forma mais adequada nas fases de elaboracao de projetos arquitetonicos. Neste momento, os alunos seguem protocolos para desenvolvimento e apresentacao de seus projetos no que tange o uso de equipamentos e softwares em ambiente com aspectos pre-estabelecidos. Observa-se desde o momento de orientacao dos alunos junto ao professor ate a apresentacao e visualizacao dos resultados obtidos. Da-se a compreensao dos resultados de maneira qualitativa a partir de uma sucessao de analises de procedimentos testados nos estudos de caso como observacoes diretas e investigacoes individuais e, para experimentacao final, segue-se por momentos de observacoes diretas, analises de questionarios e discussao final em grupo focal. Na coleta de dados final, apontam-se vantagens e desvantagens, bem como potenciais e dificuldades atuais no uso das ferramentas de RA durante o processo de concepcao de projetos. Conclui-se como completamente viavel a utilizacao da RA, neste contexto, desde que adaptada e sigam-se protocolos que tornem seu uso adequado para uma utilizacao mais fluida por parte dos alunos.
Externo ao Programa - 331521 - ARISTOTELES LOBO DE MAGALHAES CORDEIRO
Presidente - 1790856 - CARLOS ALEJANDRO NOME SILVA