PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MONIQUE SUELEN GABRIEL DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MONIQUE SUELEN GABRIEL DA SILVA
DATA: 11/12/2013
LOCAL: Centro de Educação
TÍTULO: Atitude perante o sofrimento, a percepção do sentido da vida e a religiosidade: um estudo correlacional
PALAVRAS-CHAVES: Sofrimento. Sentido da Vida. Religiosidade
RESUMO:

O sofrimento é uma condição humana que está atrelada a busca de significados. Nessa perspectiva, as religiões apresentam, de forma geral, uma cosmovisão que abarca tanto o sentido da vida quanto o sentido do sofrimento. Desse modo, a presente pesquisa tem como objetivo geral validar o Questionário de Atitude Perante o Sofrimento (QAPS). E tem como objetivos específicos verificar a relação existente entre a Atitude Perante o Sofrimento e Atitude Religiosa e Identificar a relação que existe entre a Atitude Perante o Sofrimento e a Percepção do Sentido da Vida. A mesma foi realizada com indivíduos hospitalizados, com estudantes universitários e com a população em geral. No primeiro capítulo, abordou-se a respeito dos conceitos de Religião, Religiosidade e Espiritualidade. Ressaltou-se também acerca do sofrimento sob a ótica de algumas matrizes religiosas, como: o cristianismo, o judaísmo, o espiritismo por fim o budismo. Destacou-se no segundo capítulo, sobre a logoterapia e a visão do sofrimento. Explanou-se a respeito dos conceitos básicos da teoria de Viktor Frankl, bem como, sua experiência nos campos de concentração. Relatou-se ainda, acerca do sentido da vida e do sofrimento. E no terceiro capítulo, foram apresentados os estudos empíricos. A referida pesquisa teve como procedimento metodológico o estudo correlacional de campo.

Presidente - 1300178 - THIAGO ANTONIO AVELLAR DE AQUINO
Interno - 2478681 - DEYVE REDYSON MELO DOS SANTOS