PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de DEFESA: DANIELLY COSTA ROQUE VIEIRA

DISCENTE: DANIELLY COSTA ROQUE VIEIRA
DATA: 23/07/2014
LOCAL: Centro de Educação
TÍTULO: A VELHICE EM UMA DIMENSÃO EXISTENCIAL: PERSPECTIVAS ENTRE SENTIDO DE VIDA, RELIGIOSIDADE, VITALIDADE E TEMPORALIDADE
PALAVRAS-CHAVES: Envelhecimento. Espiritualidade. Religiosidade. Sentido de vida.
ÁREA: Psicologia
RESUMO: O presente trabalho teve por objetivo principal identificar as associações entre a religiosidade, a percepção do sentido da vida, a percepção ontológica do tempo e a vitalidade subjetiva de pessoas idosas. Foi realizado um estudo empírico junto a cinquenta pessoas com idade média de 67,2 anos (dp=5,6) e amplitude de 60 a 87 anos. Os participantes responderam a uma bateria constituída por quatro instrumentos: Escala de Atitudes Religiosas (EAR), Questionário de Sentido de Vida (QSV), Escala de Percepção Ontológica do Tempo (EPOT) e a Escala de Vitalidade Subjetiva (EVS), junto a esses instrumentos foi acrescido um instrumento para aferir os dados sócio demográficos, como idade, sexo, escolaridade e religião. Observou-se que o conhecimento e o comportamento religioso se associaram diretamente com a realização de sentido de vida. No que se refere à Vitalidade Subjetiva, esta se associou diretamente com a percepção ontológica do passado. Os resultados foram discutidos à luz da análise existencial de Viktor Frankl.
Presidente - 1300178 - THIAGO ANTONIO AVELLAR DE AQUINO
Externo ao Programa - 2565774 - SANDRA SOUZA DA SILVA