PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Phone
0000000000/00000

News


Banca de DEFESA: NARJARA LINS DE ARAUJO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NARJARA LINS DE ARAUJO
DATA: 30/07/2014
HORA: 09:30
LOCAL: PPGCR
TÍTULO: O CICLO DE VIDA DA CARREIRA PROFISSIONAL DO DOCENTE DO ENSINO RELIGIOSO
PALAVRAS-CHAVES: Ciclo de Vida - Carreira Profissional Docente – Ensino Religioso
PÁGINAS: 105
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Teologia
RESUMO: O objetivo geral desse estudo consiste em compreender o Ciclo de Vida da Carreira Profissional de Professores do Ensino Religioso de acordo com Huberman (1992). E como objetivo específico, verificar entre os professores de ensino religioso os conflitos e dilemas presentes no seu processo de construção de identidade pessoal e profissional a partir da dinâmica da pluralidade de crenças e valores religiosos. Esse trabalho espera contribuir para uma melhor qualidade dos cursos de formação específicos para os professores de Ensino Religioso. Como também com a resolução 026\12 instituída pelo Conselho Municipal de Educação. A medida, prevista na Lei Federal de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB n°9.394/96 com nova redação na Lei 9.475/97) e no artigo 11 do Anexo do Decreto nº 7.107/2010, já passou a valer no ano letivo 2013. Segundo esta lei a disciplina ensino religioso, deve abranger a pluralidade religiosa em sua complexidade; a formação docente deve buscar constantemente as manifestações religiosas, ter clareza quanto à própria convicção de fé, consciência da complexidade da questão religiosa, facilitar o diálogo e ser interlocutor entre escola e comunidade. O referencial teórico tem como base autores ligados ao tema do Ensino Religioso, como por exemplo: Junqueira (2011); Figueiredo (1996); Passos (2007); Sena (2005); Silva (2010); Oliveira (2007) entre outros. E autores relacionados aos demais temas desenvolvidos neste trabalho, como por exemplo: Garcia (1999); Huberman (1992), Melucci (2004); Veiga (2008); Lima (2006), etc. Esta é uma pesquisa de campo, qualitativa, exploratória e descritiva. O instrumento usado para coletar os dados da pesquisa foi uma entrevista semiestruturada e questões referentes aos dados de identificação dos sujeitos. Os dados foram tratados e analisados com base na técnica de Analise de Conteúdo de Bardin (1997).
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2440088 - EUNICE SIMOES LINS GOMES
Interno - 1732469 - MARINILSON BARBOSA DA SILVA
Externo ao Programa - 338288 - ELISA PEREIRA GONSALVES
Externo à Instituição - GILBRAZ DE SOUZA ARAGÃO