PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de QUALIFICAÇÃO: SUNAMITA ARAÚJO PEREIRA DAMASCENO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SUNAMITA ARAÚJO PEREIRA DAMASCENO
DATA: 14/11/2014
LOCAL: PPGCR
TÍTULO: Formação inicial e continuada: reflexos nas práticas pedagógicas dos professores que lecionam a disciplina de Ensino Religioso
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Religioso - Formação Inicial e Continuada - Prática pedagógica
RESUMO: O Ensino Religioso, hoje, é parte integrante das áreas do conhecimento previsto para a composição do currículo do ensino fundamental brasileiro, segundo a Resolução nº 2 da Câmara de Educação Básica, de 7 de abril de 1998. Mediante essa colocação, afirmam Junqueira e Rodrigues (2009, p. 139) que “[...] esse componente ocorrerá apenas diante de processo de questionamento, investigação e convivência em uma sociedade pluralista como a brasileira”. Mas, entendemos que para tal é necessário uma formação docente específica na área das Ciências da Religião. Como questionar/investigar, se não há conhecimento? Como conviver/respeitar, se o outro não é conhecido? Assim, nesta dissertação partimos da seguinte pergunta: Como se configura a prática pedagógica de um sujeito que possui formação inicial e continuada, na área das Ciências das Religiões e o/a professor/a que advém de outra área do conhecimento? Buscando conhecer essa realidade, fizemos uso de uma pesquisa bibliográfica especializada e pesquisa de campo. Coletamos os nossos dados mediante um questionário com respostas abertas (LAVILLE; DIONNE, 1999), e fizemos observação não-estruturada (LAVILLE; DIONNE, 1999) de aulas de Ensino Religioso em três escolas municipais da cidade do Natal/RN. Temos por objetivos: observar as aulas de Ensino Religioso em contextos e momentos diferentes; assim, também buscar nessas aulas a prática pedagógica do professor, o que se aproxima e o que se distancia das propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso (1997); por fim, analisar se há pontos comuns dos professores que tem a formação especifica daqueles que não têm. Para alcançar os nossos objetivos, a dissertação está dividida em seis capítulos: no primeiro capítulo consta a introdução; no segundo abordamos o Ensino Religioso à luz das ciências das religiões; tratamos no terceiro capítulo os processos da formação docente, abordando a formação inicial e continuada. No quarto tratamos de elementos necessário a um prática pedagógica embasada nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso. O quinto capítulo consta o percurso metodológica e a análise da pesquisa de campo, o intitulamos: Ensino Religioso: como é praticado na sala de aula? Chegamos ao final trazendo algumas considerações a respeito de todo esse estudo.
Presidente - 1732469 - MARINILSON BARBOSA DA SILVA
Interno - 338313 - GLORIA DAS NEVES DUTRA ESCARIAO