PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de QUALIFICAÇÃO: SIDNEY ALLESSANDRO DA CUNHA DAMASCENO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SIDNEY ALLESSANDRO DA CUNHA DAMASCENO
DATA: 27/07/2015
LOCAL: SALA 319
TÍTULO: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE ENSINO RELIGIOSO: DO CONTEÚDO DAS CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES À PRÁTICA NA SALA DE AULA DE ER
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Religioso. Transposição Didática. Formação Continuada.
RESUMO: Essa pesquisa, “Formação continuada de professores de ensino religioso: do conteúdo das ciências das religiões à prática na sala de aula de ensino religioso”, propôs como objetivo, averiguar se a Formação Continuada de Professores de Ensino Religioso – FCPER – contribui com os professores de ER no ensino do tema “função e valores da tradição religiosa”. A relevância dessa temática e sua importância foi referente às contribuições do modelo de FCPER que tem sido desenvolvido pela Rede Municipal de Ensino de João Pessoa como uma modalidade de formação continuada presencial (HOLANDA, 2011a, p. 149) para fundamentar a dimensão dos conteúdos do Ensino Religioso junto ao seu corpo docente. Assim, essa pesquisa iniciou-se através da coleta das experiências de 10 docentes de Ensino Religioso que apresentavam experiência como profissionais contratados pela Secretaria de Educação do município de João Pessoa para atuarem como professores de ER em turmas do quinto ano do Ensino Fundamental e participação no modelo de FCPER por, no mínimo, três anos. Coleta que compreendeu em entrevista gravada individualmente com cada um desses professores e, posteriormente, transposta na forma escrita. Esse tema foi delimitado a partir do eixo organizador do conteúdo (também designado como campo de estudo ou eixo temático do ER), “Culturas e Tradições Religiosas”, do componente curricular de ER, fazendo o recorte da nossa pesquisa considerando às necessidades de desenvolver a construção de um ER estabelecido como inter-religioso. Ressaltamos que esta necessidade sobre a FCPER entrou em vigor a partir das novas políticas públicas para o ER (desde a constituição de 1988), que deram início a um novo processo para suprir as demandas das necessidades dos educadores de ER e educandos. O estudo foi estruturado de modo que no primeiro momento buscou-se contextualizar e identificar as principais contribuições desse modelo de FCPER (do “Sistema de Ensino da Rede Municipal de Educação de João Pessoa”) para os professores de ER ensinarem o tema “Função e Valores da Tradição Religiosa”. O que foi feito a partir do registro do ponto de vista dos professores entrevistados e a análise das descrições, concepções e contribuições entre as relações das compreensões dos elementos que perpassam o tema, as práticas didáticas/pedagógicas e os recursos didáticos utilizados pelos professores para ensinar o assunto. O que resultou na constatação da maneira como acontece a compreensão e o ensinamento do tema na perspectiva da pluralidade do fenômeno religioso. No segundo instante, foi apresentado um resumo da “Teoria da Transposição Didática” de acordo com as contribuições de Yves Chevallard, a partir da significância da inferência de ser o ER a consequência prática da transposição didática dos conhecimentos da Ciências da Religião para docência do ensino público fundamental e médio (SOARES, 2010). Nesse instante, discorremos sobre a realidade das contribuições da Transposição Didática (TD) para as fundamentações desse estudo. Assim, apresentamos o conceito de TD e o significado de alguns termos essenciais da teoria. Para em seguida abordar sobre o exercício propriamente da TD dos saberes das Ciências das Religiões para o componente curricular de ER, através de uma maneira proposta para realização de TD. Maneira essa evidenciada como um exemplo pela descrição de alguns pontos importantes no tratamento e funcionamento didático do tema de estudo. No terceiro momento, são propostas quatro técnicas de ensino visando contribuir com as práticas didáticas/pedagógicas dos professores de ER numa perspectiva de abordar inter-relacionadamente teoria e prática na sala de aula. Onde a primeira técnica de ensino foi pensada para viabilizar a pesquisa para o educando de forma fundamentada em um referencial de pontos mais comuns entre Tradições Religiosas admitidos como constituintes incomuns entre várias tradições religiosas. A segunda trata de uma abordagem da religião afro-brasileira Candomblé, onde tem sido pensado uma maneira de apresentar os pontos principais da mitologia africana através dos Orixás... A terceira técnica de ensino que tem sido denominada de “Ouço você porque te respeito”, apresenta a ideia centrada na citação de Evelyn Hall (1906) “Eu desaprovo o que dizes, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo”. É centrada na fundamentação do significado da tolerância no viés de quem admiti o princípio baseado na ideia da dignidade do respeito. A quarta ainda está em análise...
Presidente - 2440088 - EUNICE SIMOES LINS GOMES
Interno - 341.840.584-34 - GILBRAZ DE SOUZA ARAGÃO - UNICAP