PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de DEFESA: NANCYELLEN DE ARAUJO TORRES

DISCENTE: NANCYELLEN DE ARAUJO TORRES
DATA: 17/06/2016
LOCAL: SALA 319 Centro de Educação
TÍTULO: O jogo digital na sala de aula de Ensino Religioso
PALAVRAS-CHAVES: Jogos digitais. Tecnologia da Educação. Ensino Religioso-
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Teologia
RESUMO: Partimos do pressuposto de que a tecnologia tem dominado praticamente todas as areas de conhecimento, os jogos digitais como um dos meios de informacao tem despertado a curiosidade das pessoas que empenham seu tempo em frente as telas. Pelo crescente despertar a tecnologia da educacao, na qual diversas disciplinas tem se empenhado na producao de jogos educativos, tem sido um campo de grandes descobertas. Diante dessa realidade, o objetivo da nossa pesquisa foi construir um Enredo colaborativo do jogo digital "Dargo" sobre simbolos religiosos contemplando as religioes (Islamismo, Cristianismo, Hinduismo, mitologia Nordica, Judaismo, mitologia Egipcia, Taoismo, Wicca, Budismo, Maconaria e o Xintoismo) com o intuito de proporcionar aos alunos do setimo ano do Ensino fundamental II uma aprendizagem sobre a diversidade do fenomeno religioso quanto a simbologia. Trata-se de uma pesquisa de campo e tem sua base no metodo qualitativo, uma vez que esta apresenta conexoes com o universo dos significados, e como instrumento utilizamos o questionario e o grupo focal. O estudo e dividido em tres partes, na primeira parte iniciamos apresentando uma breve historia da evolucao da tecnologia, falamos ainda sobre alguns autores que tem desenvolvido suas pesquisas sobre a tecnologia da educacao, relatamos um pouco da historia do E.R. no Brasil e a importancia de te-la como disciplina nas instituicoes; a segunda parte e voltada para os jogos, descrevemos sobre quais sao os elementos de um jogo digital passeando pelos generos existentes e falamos sobre os elementos de um GDD; e na terceira parte e tracado o processo da pesquisa de campo, descrito o estudo de grupo focal e o resultado do Enredo Colaborativo.
Presidente - 2440088 - EUNICE SIMOES LINS GOMES
Interno - 1732469 - MARINILSON BARBOSA DA SILVA