PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de DEFESA: IGOHR GUSMAO DE GOES BRENNAND

DISCENTE: IGOHR GUSMAO DE GOES BRENNAND
DATA: 20/06/2016
LOCAL: PPGCR - CE
TÍTULO: O CAMINHO DO DZOGCHEN NA TRADIÇÃO BÖN: UMA ANÁLISE HISTÓRICA E FILOSÓFICA
PALAVRAS-CHAVES: Religião Bön; Dzogchen; Escola Nyingma; Budismo Tibetano
ÁREA: Teologia
SUBÁREA: História da Teologia
RESUMO: O presente estudo objetiva uma analise de natureza hermeneutica acerca do desenvolvimento da religiao Bon, sua interacao com o Budismo atraves do Tibete, e, a partir deste encontro, seus desdobramentos historicos e filosoficos, centrado na pratica do Dzogchen como uma possivel ponte entre o Bon e a escola Nyingma. Um levantamento acerca dos primeiros estudos tendo como foco as religioes Bon dentro das academias ocidentais se mostra importante, para podermos compreender a natureza das primeiras concepcoes historicas e filosoficas a respeito do Bon. A classificacao do desenvolvimento historico do Bon em tres fases visa uma abordagem mais pedagogica para a compreensao do mesmo. Um estudo dos primeiros seculos da chegada do Budismo ao Tibete, entre os seculos VIII e XI d.C., se mostra particularmente importante para a compreensao das caracteristicas proprias que o Budismo iria adquirir em solo tibetano, devido a particular natureza na qual se deu este processo. Uma sintese entre os ensinamentos das escolas filosoficas do Mahayana, aliada a uma serie de praticas tantricas, trazidas da India e da Asia Central formaram a base do Budismo tibetano. Durante os dois primeiros seculos da transmissao do Budismo no Tibete, dois grandes mestres tiveram importancia decisiva no processo, o monge Shantaraksita seria o responsavel pela sintese filosofica que seria adotada durante este periodo como a base para os ensinamentos monasticos e ordenacao dos monges no Tibete. Junto a esta base filosofica, as praticas tantricas trazidas, desenvolvidas e difundidas pelo mestre Padmasambhava formam a base religiosa, e filosofica do Budismo no Tibete. Durante este processo, a pratica do Dzogchen aparece como uma ponte entre as duas tradicoes, Nyingma e Bon, e atraves de um estudo de seus elementos centrais como os conceitos de mente-base, rigpa e natureza-da-mente, buscamos compreender as possiveis semelhancas e diferencas entre ambas as tradicoes.
Presidente - 1814691 - MARIA LUCIA ABAURRE GNERRE
Interno - 2478681 - DEYVE REDYSON MELO DOS SANTOS
Interno - 373.173.857-00 - JOAQUIM ANTÔNIO BERNARDES CARNEIRO MONTEIRO - UNIPAZ - SUL
Externo à Instituição - JOSÉ OTAVIO AGUIAR