PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de DEFESA: FERNANDA SANTOS DO NASCIMENTO

DISCENTE: FERNANDA SANTOS DO NASCIMENTO
DATA: 29/06/2016
LOCAL: PPGCR
TÍTULO: Diversidade religiosa e Ensino Religioso: Relações possíveis? Um olhar a partir de alunos e professores de escolas municipais de João Pessoa/PB.
PALAVRAS-CHAVES: Diversidade religiosa - Ensino Religioso - Intolerância religiosa
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta dissertacao resultou de uma pesquisa etnografica que investigou se a diversidade religiosa apareceu nas aulas de Ensino Religioso e a contribuicao da sua insercao nesse espaco do ponto de vista dos alunos e professores de tres escolas publicas de Joao Pessoa. No primeiro capitulo, foi realizada uma discussao acerca das categorias diversidade, multiculturalismo, multiculturalidade e interculturalidade tendo em vista que sao termos polissemicos, mas que o uso, desses termos delineiam notadamente uma compreensao que por vezes se aproximam, ora se distanciam, sendo utilizados muitas das vezes como sinonimos de diversidade.Contudo, ao apresentar as concepcoes atribuidas a esses termos, pretende-se tornar claro ao leitor qual a compreensao adotada a palavra diversidade ao longo desta dissertacao. No segundo capitulo, foi apresentado uma reflexao em torno do panorama historico do Ensino Religioso, abordando a sua natureza desde o periodo da colonizacao aos dias atuais, enfatizando a suainsercao na versao preliminar da Base Nacional Comum Curricular. No terceiro capitulo, evidencia-se uma reflexao acerca do metodo etnografico, refletindo sobre as nuances do trabalho de campo e a construcao dos dados durante a vivencia com os sujeitos da pesquisa, mostrando quem sao estes e ocontexto o qual estao inseridos. No quarto e ultimo capitulo, foi feita a analise dos dados construidos durante a permanencia em campo, de modo a responder aos anseios da pesquisa. Para tanto, analisou se a diversidade religiosa fez-se presente nesse espaco,onde foi possivel constatar nao apenas a sua presenca nas aulas de Ensino Religioso, mas as maneiras pelas quais a intolerancia religiosa tem ganhado espaco, sobretudo com as religioes de matrizes africanas, que tem como marca de sua visibilidade o preconceito religioso.
Presidente - 1732469 - MARINILSON BARBOSA DA SILVA
Interno - 2440088 - EUNICE SIMOES LINS GOMES