PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de DEFESA: THALISSON PINTO TRINDADE DE LACERDA

DISCENTE: THALISSON PINTO TRINDADE DE LACERDA
DATA: 29/06/2016
LOCAL: Centro de Educação
TÍTULO: CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ENSINO RELIGIOSO: EDUCAÇÃO E CURRÍCULO.
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Palavras-chave: Formação de Professores. Ensino Religioso. Concepções dos Professores do CGCR/UFPB. Discussão curricular.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação de Adultos
RESUMO: RESUMO Resumo: Essa dissertacao de mestrado apresenta a pesquisa realizada com o objetivo de problematizar a discussao curricular da formacao de professores de Ensino Religioso (ER) no Curso de Graduacao de Ciencias das Religioes, pois a sua forma atual, apresentou fragmentacoes no curriculo na formacao docente. Esse assunto, sempre foi uma inquietacao presente durante toda a minha formacao profissional. Sendo assim, a pesquisa apresenta como motivacao para a sua realizacao as seguintes questoes de pesquisa: Como sao distribuidas as disciplinas entre os professores? Considerando que as disciplinas pedagogicas do Curso em Ciencias das Religioes - Licenciatura sao ofertadas por outros departamentos, seria diferente se fossem trabalhadas por professores do Departamento em Ciencias das Religioes? Haveria uma maior articulacao no PPC/ Curriculo do Curso? Os professores de outras areas de conhecimento conhecem a problematica do Ensino Religioso que envolve o curriculo do curso? No primeiro capitulo, discorro sobre a atualizacao da discussao da formacao de professores como base a Resolucao CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015 que definiu as Diretrizes para Formacao de Professores, entre outras problematicas do ER na educacao e no curriculo. Em segundo lugar, no mesmo capitulo, encontro resultados catastroficos na matriz curricular do Curso de Graduacao em Ciencias das Religioes, muitas fragmentacoes e carencia na discussao curricular da formacao de professores de ER. No terceiro capitulo, analiso algumas perspectivas das discussoes da formacao e constato que uma parcela dos professores nao conheceu a discussao atual da referida Resolucao. No quarto capitulo, a discussao dos resultados das concepcoes dos professores apontou varias perspectivas e concepcoes para formar professores de ER. Considero que concepcoes, hoje silenciadas na matriz curricular do curso, mas que uma parcela de concepcoes pode contribuir com articulacoes no curriculo. Utilizei um referencial teorico-metodologico exploratorio e de carater qualitativo. A discussao dos resultados foi discutida com base na literatura estudada de Brzezinski (2011) a qual argumentou a valorizacao dos profissionais da educacao; Arroyo (2011) uma politica de formacao no campo de disputas; Porto (2007) diz uma perspectiva curricular; Baptista (2015) diz respeito as dificuldades da formacao de professores de ER na educacao, entre outros e outras autores e autoras do campo da educacao, do curriculo, do ER e da formacao de professores fortaleceram a discussao. Portanto, concluo essa pesquisa e posso considera-la importante, mas nao o suficiente, pois os resultados encontrados sao diversos e preocupantes porque constatamos desarticulacao no curriculo do curso compromete a formacao do alunos. Temos apenas concepcoes que podem, ao longo da formacao e da concepcao curricular, serem problematizadas. O problema do ER na educacao cresce cada vez mais e esses problemas nao sao explorados o suficiente no curso e isso tem causado serias consequencias a formacao de professores de ER.
Presidente - 338313 - GLORIA DAS NEVES DUTRA ESCARIAO
Interno - 1732469 - MARINILSON BARBOSA DA SILVA