PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Not informed

Banca de DEFESA: FRANCINETE FRANÇA DE MELO SILVA

DISCENTE: FRANCINETE FRANÇA DE MELO SILVA
DATA: 27/05/2024
LOCAL: Sala on line (google meet) - link meet.google.com/fkw-hnfv-tsc
TÍTULO: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE O USO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA PRÁTICA DOCENTE EM ESCOLAS NO/DO CAMPO
PALAVRAS-CHAVES: Leitura. História em Quadrinhos. Escolas no/do campo
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa versa sobre o uso do gênero textual Histórias em Quadrinhos (HQs) nas escolas no/do campo de São Sebastião de Lagoa de Roça/PB. Que parte do seguinte questionamento: como os professores utilizam o gênero textual HQs na prática docente como instrumento de apropriação e de intervenção do mundo campesino? Para responder a esta questão, buscamos analisar as concepções de ensino dos professores sobre os usos das HQs nos Anos Iniciais (1º ao 3º Ano) do Ensino Fundamental das escolas no/do campo de São Sebastião de Lagoa de Roça/PB. Com este propósito, debruçamo-nos nos seguintes objetivos específicos: identificar o lugar das HQs nos documentos oficiais educacionais desse município; compreender, através de depoimentos, a concepção dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de escolas no/do campo sobre uso das HQs nas práticas docentes e debater as potencialidades das HQs nas atividades produzidas e trabalhadas pelos professores na perspectiva da Educação do Campo. Entendemos a importância do uso das HQs pelo professor para contribuir no trabalho pedagógico e possibilitar ao estudante informações (interpretações) essenciais para compreender e, dentro do possível, poder transformar o meio que o cerca. As HQs, por apresentar características específicas com linguagem verbal e não verbal, podem ajudar na contextualização do mundo no campo. Operacionalizamos as seguintes categorias: Leitura, Gênero Textual, História em Quadrinhos e Educação do Campo. Esta pesquisa é de natureza qualitativa. O lócus da pesquisa foram três escolas públicas situadas em comunidades campesinas desse município. Os sujeitos deste estudo foram seis professoras que lecionam em turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para tal, fizemos a análise documental da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018), do Plano Municipal de Educação – PME (2015), dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (1997), incluindo os livros didáticos do 1º ao 3º Ano do Ensino Fundamental adotados pela rede de ensino e demais materiais usados pelos professores ou gestoras com o intuito de identificar o espaço das HQs nas propostas de ensino nestes documentos oficiais de educação. Realizamos entrevistas semiestruturadas usando um roteiro. A análise de dados foi baseada na “Análise do Conteúdo”, de Bardin (2020). Após as análises dos documentos e compreensão dos depoimentos coletados, constatamos que a concepção dos professores que atuam no ciclo inicial de alfabetização nas escolas no/do campo correlaciona o fato de que o uso das HQs em sala de aula pode ajudar os estudantes a desenvolverem e ampliarem as habilidades de leitura, compreensão textual, escrita e criatividade. Portanto, este gênero textual usado em sala de aula pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem, na formação de leitores críticos e participativos, bem como favorecer a construção e apropriação dos saberes pelos sujeitos do mundo campesino, colaborando para a transformação da sociedade.
Presidente - 1423789 - NILVANIA DOS SANTOS SILVA
Interno - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA