PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: KARLA D'ANGELA DE LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KARLA D'ANGELA DE LIMA
DATA: 17/05/2024
HORA: 14:30
LOCAL: Auditório do PPGE
TÍTULO: Manual do Estudante de Latim (1855), de Joaquim da Silva: orientações e práticas pedagógicas para o ensino latinista na Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Educação; livro escolar; Latim; Paraíba, século XIX.
PÁGINAS: 176
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO: Este trabalho dissertativo pertencente a Linha de História da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba tem como objetivo analisar as orientações educacionais e práticas pedagógicas do ensino de Latim no livro Manual do Estudante de Latim, de Joaquim da Silva, de 1855. Com os objetivos específicos: i) Compreender o ensino de Latim na história do Brasil e na Paraíba; ii) Identificar o processo de produção e circulação do livro Manual do Estudante de Latim; iii) Identificar e analisar as orientações educacionais e práticas pedagógicas no livro Manual do Estudante de Latim de Joaquim da Silva. Para tanto, esta pesquisa adota uma abordagem baseada na História Cultural, recorrendo a referências como Chartier (1998a) e outros autores relevantes – Cardoso (2011), Saviani (2013), Amarante (2018), Franca (1952), Mello (1956), Sena (2017), Pinheiro (2002) – que auxiliaram na análise de uma variedade de fontes, incluindo cartas, documentos, jornais, relatórios, biografias e leis, revelando o papel do ensino do Latim ao longo da História como uma ferramenta para formação educacional. Ao analisar o Manual do Estudante de Latim, constatamos que a obra ofereceu muito mais do que lições de gramática latina, uma vez que desconstruiu os Clássicos Latinistas para apresentar o cenário e elementos que influenciaram na elaboração de seus textos, apresentando, também, a constituição histórico-social da Antiguidade que os originou e que ainda é usada em parte do ensino-aprendizado do Latim. Tendo em mãos o livro e apoiados pelas fontes já referidos, pudemos examinar a organização e as práticas pedagógicas que norteavam o ensino de Latim no século XIX, evidenciando a transição de uma das disciplinas mais importantes do período para uma das menos significativas. Esse processo também revelou mudanças expressivas no cenário educacional, pois o ensino das línguas clássicas passou a ser, gradualmente, substituído pelo ensino das línguas vivas, o que indica uma mudança de paradigma de uma abordagem mais humanista para uma mais moderna. Com base nestes argumentos, entendemos que este estudo contribui para a compreensão do conteúdo e da circulação do referido objeto cultural para a organização do ensino de Latim na História da Educação na Paraíba.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2583808 - FABIANA SENA DA SILVA
Interno - 338352 - SEVERINO BEZERRA DA SILVA
Externo à Instituição - CARLOS AUGUSTO DE MELO
Externo à Instituição - DANIEL FERRAZ CHIOZZINI