PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: BRUNA CAVALCANTI BARROS

DISCENTE: BRUNA CAVALCANTI BARROS
DATA: 11/12/2020
LOCAL: Plataforma GoogleMeet
TÍTULO: FATORES CRÍTICOS E CAPACIDADES DINÂMICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE INOVAÇÕES ORIENTADAS PARA SUSTENTABILIDADE: PROPOSTA E ANÁLISE DE UM FRAMEWORK
PALAVRAS-CHAVES: Inovação Orientada para Sustentabilidade. Capacidades Dinâmicas. Fatores Críticos.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção
SUBÁREA: Gerência de Produção
RESUMO: Apesar de a literatura apontar sobre a importância das organizações desenvolverem inovações orientadas para a sustentabilidade, pouco se sabe sobre a relevância e influência de capacidades dinâmicas (CDs) e fatores críticos (FC) para o desenvolvimento dessas inovações. Essa pesquisa tem como objetivo desenvolver um framework que relaciona as capacidades dinâmicas (CD) com inovações orientadas para a sustentabilidade a partir de fatores críticos (FC). Para tanto, primeiramente foi realizada uma revisão sistemática da literatura (RSL), onde foi possível caracterizar os tipos de SOI, bem como as CD e seus respectivos FC. As SOIs identificadas foram a eco inovação, inovação social e a inovação orientada para sustentabilidade propriamente dita. As CD identificadas foram: absortiva, ambiental, competências e habilidades, integração de recursos, organizacional, parceria e tecnológica. Após a identificação das CDs, com base na literatura, foram mapeados 14 FCs relacionados com as capacidades ora citadas. Esses elementos foram fundamentais para o desenvolvimento do framework teórico. Em seguida, esse framework foi aplicado e refinado por meio de estudo de caso, em duas unidades fabris de uma multinacional calçadista. Seis CDs apresentaram relações de influência nas SOIs. A capacidade ambiental, de integração de recursos e tecnológica possuem alta influência nas SOIs de bens/serviços, processos e tecnológicas. A capacidades absortiva, organizacional e de parceria possuem influência moderada sobre as inovações de bens/serviços, processos, tecnológicas e organizacionais. Os resultados empíricos também revelaram dois FCs “gestão de resíduos (relacionado à CD ambiental) ” e “reputação (relacionado a CD organizacional) ”, não listados na literatura estudada. Tomando como base os resultados, foram propostas dez proposições para próximas pesquisas. Essa dissertação avança na literatura a partir do desenvolvimento e refinamento de um framework que relacionou constructos não abordados de forma integrada na literatura. Dessa forma, o framework pode ser uma considerado uma representação do estado da arte sobre a temática, podendo ser útil para empresas e gestores que desejam impulsionar e desenvolver inovações orientadas para a sustentabilidade.
Presidente - 1642093 - CLAUDIA FABIANA GOHR
Interno - 2360551 - DARLAN AZEVEDO PEREIRA