O objetivo geral desse estudo consiste em compreender o Ser Professor do Ensino Religioso levando em conta as fase do Ciclo de Vida da Carreira Profissional Docente de Huberman (1992) e como objetivo específico, verificar entre os professores de ensino religioso os conflitos e dilemas presentes no seu processo de construção de identidade pessoal e profissional a partir da dinâmica da pluralidade de crenças e valores religiosos em conformidade com a LDB. Esse trabalho contribuirá para uma melhor qualidade dos cursos de formação específicos para os professores de Ensino Religioso, pois trará reflexões a cerca da identidade e dificuldades vivenciadas no dia-a-dia do trabalho desses profissionais. Como também, será de grande valia para os professores de Ensino Religioso de um modo geral, pois os auxiliará em vários aspectos, relacionados à construção de suas identidades profissionais. Contribuirá com resolução 026\12 homologada pelo Secretário Municipal de Educação e Cultura do Estado da Paraíba, Luiz de Sousa Junior, instituída pelo Conselho Municipal de Educação. A medida, prevista na Lei Federal de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB n°9.394/96 com nova redação na Lei 9.475/97) e no artigo 11 do Anexo do Decreto nº 7.107/2010, já passou a valer no ano letivo 2013. Segundo esta lei a disciplina ensino religioso, deve abranger a pluralidade religiosa em sua complexidade; a formação docente deve buscar constantemente as manifestações religiosas, ter clareza quanto à própria convicção de fé, consciência da complexidade da questão religiosa, facilitar o diálogo e ser interlocutor entre escola e comunidade.