PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Teléfono/Extensión

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE EUDES GOMES PINHEIRO JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE EUDES GOMES PINHEIRO JUNIOR
DATA: 12/12/2014
LOCAL: Centro de Educação
TÍTULO: Atitude religiosa, depressao e percepçao da dor em pacientes com fibromialgia: um estudo à luz do sentido da vida
PALAVRAS-CHAVES: Religiosidade, espiritualidade, fibromialgia, dor, depressão
RESUMO: Introdução: É importante ampliar o conhecimento sobre as necessidades do corpo, da alma e do espírito das pessoas para chegarmos ao entendimento da vida do homem. Muitos indivíduos portadores da fibromialgia utilizam suas crenças religiosas para o enfrentamento da doença (copping religioso) (KOENING, 2008; CARQUEJA, 2008). poucos estudos relacionam os portadores de fibromialgia à sua espiritualidade e atitude religiosa. Esse estudo tem como objetivo Avaliar os níveis de realização de sentido, religiosidade, depressão, qualidade de vida e suas relações com a percepção da dor em pacientes com fibromialgia. Método e casuística: A pesquisa foi desenvolvida no Serviço de Fisioterapia e Reumatologia do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) com uma amostra de 26 portadoras de fibromialgia com idades entre 18 e 60 anos. Será realizada confirmação diagnóstica de fibromialgia utilizando os critérios do Colégio Americano de Reumatologia de 2010 (WOLFE et al., 2010). Os participantes serão convidados a responder um questionário socioeconômico, a Escala de Atitude Religiosa (EAR – 20), o Questionário de Sentido de Vida (QSV), o Questionário de Impacto da Fibromialgia (QIF) e o Inventário de Depressão de Beck II (BECK – II). Foi realizada análise descritiva dos dados através de média e desvio padrão das variáveis do estudo, além disso será observada a inter-relação entre os instrumentos do estudo através do coeficiente de Pearson. A tabulação e análise dos dados foi realizada no programa estatístico Statistical Package for Social Science Statistical (SPSS) para Windows versão 20.0. Resultados: Os resultados parciais com uma amostra de 26 indivíduos com idade média de 47,34±6,45 anos demonstraram em relação a contagem de pontos dolorosos uma média de 14±1,76 pontos de dor. Em relação aos critérios de 2010, o índice de dor generalizada e gravidade dos sintomas apresentaram uma média de 10,92±2,03 e 9,1±0,89, respectivamente. Sobre a opção religiosa, 46,2% autodenominaram católica e 46,2% evangélica. Em relação à atitude religiosa, foi observada uma média de 27,34±4,53 no domínio conhecimento religioso. Em relação à qualidade de vida, a “capacidade funcional” apresentou média de 15,34±4,02, a variável “fadiga” apresentou uma média de 7,61±2,15 e a variável “sentiu-se bem” apresentou média de 1,8±1,0. Em relação à depressão, os participantes apresentaram depressão moderada com média de 21,92±6,74.
Presidente - 1300178 - THIAGO ANTONIO AVELLAR DE AQUINO
Interno - 2565774 - SANDRA SOUZA DA SILVA