PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Teléfono/Extensión

Banca de DEFESA: SILVIA XAVIER DA COSTA MARTINS

DISCENTE: SILVIA XAVIER DA COSTA MARTINS
DATA: 18/06/2015
LOCAL: CCS
TÍTULO: CICLOS EM DANÇA: O (re) encontro com a espiritualidade e a feminilidade no processo arteterapêutico
PALAVRAS-CHAVES: Espiritualidade; Arteterapia; Dança do Ventre.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO: Esta dissertação traz como objetivo principal a compreensão da relevância da espiritualidade na prática da Arteterapia de abordagem junguiana. Tendo a psicologia analítica junguiana como fundamentação teórica central, esta pesquisa apresenta um relato de experiência com dez mulheres usuárias do Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CPICS) – Equilíbrio do Ser, situado no Bairro dos Bancários na cidade de João Pessoa – PB, bem como a análise e os resultados desse processo arteterapêutico, vivenciado no período de Junho de 2014 a Setembro de 2014. Este estudo, apoiado na metodologia da História Oral, buscou ainda contextualizar a espiritualidade e a Arteterapia, com base nos autores que a fundamentam; compreender a contribuição da dança do ventre utilizada como recurso arteterapêutico; como também, ressaltar sobre a importância da espiritualidade no âmbito da Saúde e na prática da Arteterapia. Os resultados dessa pesquisa apresentaram a espiritualidade como um importante elemento para o processo arteterapêutico, ampliando a abrangência dessa modalidade terapêutica e enriquecendo os benefícios alcançados diante dos desafios da existência.
Presidente - 330354 - BERTA LUCIA PINHEIRO KLUPPEL
Interno - 2440088 - EUNICE SIMOES LINS GOMES