PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Teléfono/Extensión

Banca de QUALIFICAÇÃO: NANCYELLEN DE ARAUJO TORRES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NANCYELLEN DE ARAUJO TORRES
DATA: 27/11/2015
LOCAL: Sala 38 ambiente Professores
TÍTULO: O JOGO DIGITAL NA SALA DE AULA DE ENSINO RELIGIOSO
PALAVRAS-CHAVES: Jogos digitais. Tecnologia da Educação. Ensino Religioso-
RESUMO: Partimos do pressuposto de que a tecnologia tem dominado praticamente todas as áreas de conhecimento, os jogos digitais como um dos meios de informação têm despertado a curiosidade das pessoas que empenham seu tempo em frente às telas. Pelo crescente despertar a tecnologia da educação, na qual diversas disciplinas têm se empenhado na produção de jogos educativos, tem sido um campo de grandes descobertas. Diante dessa realidade, o objetivo da nossa pesquisa é desenvolver um jogo digital educacional para os alunos do sétimo ano e analisar a aplicação como auxílio no aprendizado do conteúdo para a disciplina de Ensino Religioso. Trata-se de uma pesquisa-ação e tem sua base no método qualitativo, uma vez que esta apresenta conexões com o universo dos significados, e como instrumento para coleta de dados utilizaremos grupo focal, entrevistas e o protótipo do jogo. O estudo é dividido em três partes, na primeira parte iniciamos apresentando uma breve história da evolução da tecnologia, falamos ainda sobre alguns autores que tem desenvolvido suas pesquisas sobre a tecnologia da educação, relatamos um pouco da história do E.R. no Brasil e a importância de tê-la como disciplina nas instituições; a segunda parte é voltada para os jogos, descrevemos sobre quais são os elementos de um jogo digital passeando pelos gêneros existentes e descrevemos e apresentamos o GDD do protótipo desenvolvido, contendo nele toda a história do jogo digital; e na terceira parte é traçado o processo da pesquisa-ação e descrita a análise com base nos instrumentos aplicados.
Presidente - 2440088 - EUNICE SIMOES LINS GOMES
Externo à Instituição - FILOMENA MARIA GONÇALVES DA SILVA CORDEIRO MOITA