PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Teléfono/Extensión

Banca de DEFESA: SIDNEY ALLESSANDRO DA CUNHA DAMASCENO

DISCENTE: SIDNEY ALLESSANDRO DA CUNHA DAMASCENO
DATA: 27/06/2016
LOCAL: sala 319
TÍTULO: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE ENSINO RELIGIOSO: DO CONTEÚDO DAS CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES À PRÁTICA NA SALA DE AULA DE ER
PALAVRAS-CHAVES: Ciências das Religiões.Ensino Religioso. Transposição Didática. Formação Continuada.
ÁREA: Teologia
RESUMO: Essa pesquisa, “Formacao continuada de professores de ensino religioso: do conteudo das Ciencias das Religioes a pratica na sala de aula de ensino religioso”, propos como objetivo, averiguar se a Formacao Continuada de Professores de Ensino Religioso – FCPER – contribui com os professores de ER no ensino do tema “funcao e valores da tradicao religiosa”. A relevancia dessa tematica e sua importancia foi referente as contribuicoes do modelo de FCPER que tem sido desenvolvido pela Rede Municipal de Ensino de Joao Pessoa como uma modalidade de formacao continuada presencial (HOLANDA, 2011a, p. 149) para fundamentar a dimensao dos conteudos do Ensino Religioso junto ao seu corpo docente. Assim, essa pesquisa iniciou-se atraves da coleta das experiencias de 10 docentes de Ensino Religioso que apresentavam experiencia como profissionais contratados pela Secretaria de Educacao do municipio de Joao Pessoa para atuarem como professores de ER em turmas do quinto ano do Ensino Fundamental e participacao no modelo de FCPER por, no minimo, tres anos. Coleta que compreendeu em entrevista gravada individualmente com cada um desses professores e, posteriormente, transposta na forma escrita. O estudo foi estruturado de modo que no primeiro momento buscou-se contextualizar e identificar as principais contribuicoes desse modelo de FCPER para os professores de ER ensinarem o tema. O que foi feito a partir do registro do ponto de vista dos professores entrevistados e a analise das descricoes, concepcoes e contribuicoes entre as relacoes das compreensoes dos elementos que perpassam o tema, as praticas didaticas/pedagogicas e os recursos didaticos utilizados pelos professores para ensinar o assunto. O que resultou na constatacao da maneira como acontece a compreensao e o ensinamento do tema na perspectiva da pluralidade do fenomeno religioso. No segundo instante, foi apresentado um resumo da “Teoria da Transposicao Didatica” de acordo com as contribuicoes de Yves Chevallard (2000), a partir da significancia da inferencia de ser o ER a consequencia pratica da transposicao didatica dos conhecimentos da Ciencias da Religiao para docencia do ensino publico fundamental e medio (SOARES, 2010). Nesse instante, discorremos sobre a realidade das contribuicoes da Transposicao Didatica (TD) para as fundamentacoes desse estudo. Assim, apresentamos o conceito de TD e o significado de alguns termos essenciais da teoria. Para em seguida abordar sobre o exercicio propriamente da TD dos saberes das Ciencias das Religioes para o componente curricular de ER, atraves de uma maneira proposta para realizacao de TD, como um exemplo. Maneira essa evidenciada por um exemplo, pela descricao de alguns pontos importantes no tratamento e funcionamento didatico do tema de estudo. No terceiro momento, tecemos conexoes entre cientistas, professores e pesquisas no ER brasileiro, sua conjuntura e a viabilidade de um legado para a humanidade. O que fizemos, a partir, de uma acareacao dos resultados da nossa pesquisa no capitulo primeiro conforme o registro das falas dos professores entrevistados com algumas das literaturas mais recentes a respeito do ER e de novas perspectivas da educacao para o seculo XXI. Assim, delineamos essas correspondencias com a mediacao didatico-pedagogica no componente curricular de ER, ressaltando alguns desafios emergentes na FCPER e a possibilidade do professor de ER transitar com seguranca no interior de “teorias Pedagogicas Modernas” atraves da transdisciplinaridade como um referencial circunspecto. Bem como, analisamos a necessidade e possibilidade da estruturacao do componente curricular de ER com a perspectiva de um referencial nacional para orientar mais satisfatoriamente a formacao do professor de ER, atraves de algumas questoes problema. Sendo que a ultima questao problema tenciona uma solucao, a partir, das virtualidades dos cientistas, professores e pesquisas no ER brasileiro, solucao que determinantemente pode suportar as demais respostas as questoes problema antecedentes. Por conseguinte, inferimos sobrelevando alguns pontos ao arrematar as consideracoes finais.
Presidente - 2440088 - EUNICE SIMOES LINS GOMES
Interno - 341.840.584-34 - GILBRAZ DE SOUZA ARAGÃO - UNICAP