PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
0000000000/00000

Noticias


Banca de DEFESA: JOSILENE SILVA DA CRUZ

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSILENE SILVA DA CRUZ
DATA: 27/06/2016
HORA: 15:00
LOCAL: SALA 319
TÍTULO: PRÁTICAS EDUCATIVAS DOS RITOS DE INICIAÇÃO: UM ESTUDO COMPARADO NAS RELIGIÕES MONOTEISTAS
PALAVRAS-CHAVES: Ritos de iniciação. Estudo Comparado. Ensino Religioso
PÁGINAS: 160
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Teologia
RESUMO: Na tentativa de apresentar a relevancia no ambito educacional do Ensino Religioso e o entrelacamento entre o universo dos simbolos na religiao, estaremos por meio deste estudo descrevendo sobre os ritos de iniciacao dentro das tres religioes monoteistas: judaismo, cristianismo e islamismo. Buscando identificar as praticas educativas dos tres ritos selecionados: circuncisao, batismo e shahada, com o proposito de apresentar como proposta de ensino para ser aplicada na sala de aula do ensino religioso, mediante perspectiva do estudo comparado das religioes. Para tal aprofundamento teorico se fez necessario delimitar nosso objeto de estudo; selecionar algumas denominacoes religiosas, fazer um recorte do estudo, escolher um rito para analise, com o intuito de perceber e registrar as praticas educativas para posteriormente desenvolver uma proposta de ensino para ser aplicada na sala de aula. Desse modo selecionamos dentro de cada sistema religioso (judaismo, cristianismo e islamismo) um subgrupo ou ramificacao, optamos pelos ritos propiciatorios , e mais especificamente os de iniciacao. Desse modo, realizamos por meio da pesquisa descritiva e bibliografica com abordagem qualitativa associada a observacao participante efetivamos a analise proposta. A nossa metodologia que esta fundamentada na perspectiva do estudo comparado das religioes, apresenta como aporte teorico a fenomenologia apresentada na teoria de Mircea Eliade, principalmente no que se refere ao seu metodo fenomenologico-hermeneutico, o qual baseia-se em tres principios essenciais: irredutibilidade do fenomeno religioso, dialetica entre sagrado e profano e o simbolismo religioso. Com isso justificamos a nossa opcao por Eliade como principal aporte teorico, pois, vemos nos ritos a integracao destes principios enquanto fenomenos irredutiveis, local de dialetica onde fundem-se o sagrado e o profano e o simbolismo que e a representacao primordial para que se entenda o fenomeno da “iniciacao”. Nosso objetivo consistiu em descrever sobre os ritos de iniciacao identificando a pratica educativa desses ritos e as acoes simbolicas presentes ressaltando sua relevancia e realizando a demonstracao de uma concepcao epistemologica, pedagogica e metodologica a ser praticada no ensino religioso. Alem disso, apontamos como objetivos especificos descrever sobre os ritos mais relevantes dentro das religioes trazendo algumas classificacoes, apresentar a relevancia simbolica presente nos ritos de iniciacao mediante o estudo comparado das religioes; e analisar a relevancia do estudo dos ritos em livros didaticos com o intuito de apresentar propostas de ensino para o Ensino Religioso no Ensino Fundamental II. Ao chegar a conclusao de nossa pesquisa percebemos que apesar de se constituir como uma pesquisa teorica, a mesma pode ser utilizada como um recurso didatico-pratico para os docentes de Ensino Religioso considerando a nossa preocupacao em indicar caminhos que possam ser trilhados na abordagem da tematica dos ritos nas aulas deste componente curricular.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2440088 - EUNICE SIMOES LINS GOMES
Interno - 341.840.584-34 - GILBRAZ DE SOUZA ARAGÃO - UNICAP
Externo ao Programa - 2319557 - EDSON CARVALHO GUEDES