PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Teléfono/Extensión

Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA PINHEIRO CAVALCANTI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FERNANDA PINHEIRO CAVALCANTI
DATA: 07/11/2017
LOCAL: Centro de Educação, UFPB
TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DA ESPIRITUALIDADE NAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS: Uma análise do discurso dos médicos
PALAVRAS-CHAVES: Espiritualidade e Saúde, Práticas Integrativas e Complementares; Análise dos Discursos dos Médicos
RESUMO: Os sujeitos objetos da pesquisa serão os médicos que mais prescreveram encaminhamentos de pacientes ao Centro de Práticas Integrativas e Complementares, Equilíbrio do Ser ao longo do ano de 2016. O trabalho estará dividido em três capítulos: O primeiro capítulo apresentará o surgimento das PIC´s, enfatizando sua origem nas medicinas tradicionais, e como estas terapias aparecem como complemento no contexto das medicinas modernas, sobretudo, a partir da década de 60, quando acontece o surgimento das terapias alternativas e suas “promessas de cura”, principalmente, no ocidente. Mais especificamente aqui no Brasil. Sob o olhar de pesquisadores que se debruçaram em historicizar e debater acerca do surgimento das terapias alternativas, sua ressignificação, ante um contexto, sobretudo, socioeconômico, para que fosse aceita no campo da medicina alopática. Dentre os quais estarão: Botsaris, Luz, Guerriero, Queiroz e outros. E ainda como sucedeu a origem da nomenclatura: práticas integrativas e complementares, e como foi a sua implementação no sistema único de saúde brasileiro com a aprovação em fevereiro de 2006 da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). No segundo capítulo, será trabalhado o conceito de espiritualidade como elemento nas PIC´s. Trazendo a contribuição de Foucault com sua obra A Hermenêutica do Sujeito e ainda autores como Zica e Chaves entre outros, que trabalham com o termo espiritualidade em várias perspectivas, abrangendo aspectos relacionados ao homem, suas relações sociais e capacidade de transcendência que, levam assim, a uma melhor compreensão do Universo. O terceiro capítulo trará o percurso metodológico ao analisar o discurso de médicos que encaminham pacientes ao Centro de Práticas Integrativas e Complementares – Equilíbrio do Ser, acerca da importância da espiritualidade nas Práticas Integrativas e Complementares, e suas implicâncias nas relações saúde e doença; vida e morte. E sobre, até que ponto, o discurso da medicina influencia nestes processos, debatendo com grandes teóricos como Michel Foucault e Michel Pêcheux, que trouxeram significativas contribuições ao desmembrarem a análise do discurso, que aqui neste trabalho, será nossa principal abordagem de pesquisa. Finalizaremos com as considerações finais onde serão apresentados os resultados das análises dos discursos dos médicos participantes da pesquisa realizados durante as entrevistas semi estruturadas. Dialogando com grandes teóricos das áreas das ciências humanas e da saúde. Levando em consideração os pontos relevantes que dão origem ao discurso dos sujeitos deste trabalho. E como foi dito anteriormente, a análise do discurso será a principal abordagem desta pesquisa, juntamente com os critérios e instrumentos investigativos estabelecidos para coleta de dados. Que assim, nos permitirá uma melhor análise da fala discursiva dos envolvidos nesta investigação.
Presidente - 1353258 - FABRICIO POSSEBON
Interno - 1814691 - MARIA LUCIA ABAURRE GNERRE