PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Teléfono/Extensión

Banca de DEFESA: ANGELA ALBUQUERQUE DE OLIVEIRA

DISCENTE: ANGELA ALBUQUERQUE DE OLIVEIRA
DATA: 11/12/2017
LOCAL: UFPB
TÍTULO: CONCEPÇÕES ESCATOLÓGICAS NA RELIGIOSIDADE NÓRDICA PRÉ-CRISTÃ E CRISTÃ: Um estudo comparativo
PALAVRAS-CHAVES: Mitologia Nórdica. Ragnarök. Escandinávia da Era Viking.
ÁREA: História
SUBÁREA: História Antiga e Medieval
RESUMO: O presente trabalho tem por objetivo analisar o mito de Ragnarok no tocante as possiveis influencias cristas presentes na sua composicao, na Escandinavia da Era Viking, no contexto do seculo X d. C. O aporte teorico-metodologico que conduzira essa pesquisa esta ancorado na perspectiva da Historia Cultural das Religioes, partindo de uma investigacao sobre o mito referenciado, que compoe o ciclo de crencas de concepcao pre-crista (seculos VIII–XI), o qual discorre sobre uma catastrofe cosmica futura, anunciando o fim de um ciclo cosmico e a morte de alguns deuses. Evidencia-se que o trabalho em questao se configura como um registro contributivo ao Programa de Pos-Graduacao em Ciencias das Religioes da Universidade Federal da Paraiba (UFPB–PPGCR) e a area das Ciencias das Religioes. O estudo esta inserido na abordagem qualitativa da pesquisa do tipo estudo comparativo. A comparacao contextual entre a religiosidade nordica pre-crista e crista sera realizada atraves da analise de conteudo, conjuntamente com o procedimento tecnico adotado para a pesquisa bibliografica e sistematizadora do tema, de carater descritivo. Essa investigacao recorrera aos aportes documentais referentes a Historia Cultural e a Escola Italiana da Historia das Religioes nao somente como fontes de subsidios teoricos, mas tambem como proposta de pesquisa para a Escandinavistica Medieval. A religiosidade nordica pre-crista, composta por uma tradicao oral, compilada apos a cristianizacao (seculo XIII), sofreu constantes influencias ocasionadas pelos contatos com o continente e tensoes entre essas tradicoes e as de influencia crista. A comparacao de imagens e simbolos encontrados nas cruzes utilizadas para evangelizacao de um povo praticamente iletrado ofereceu um mapeamento de ideias e motivos de reminiscencias cristas presentes nesses monumentos. Nestes, pode-se averiguar o quanto os antecedentes historicos de uma cristianizacao afetaram o conteudo do mito de Ragnarok, no qual, possivelmente, se anuncia a vitoria da fe crista e a queda dos deuses nordicos. Parece acertado que esse mesmo sistema de crencas pre-cristas tenha recriado imagens e simbolos de monstruosidades apocalipticas (bestas, panteras e serpentes), assim como tradicoes textuais orais, posteriormente escritas. Considera-se que a concepcao escatologica pre-crista se desenvolveu, tambem, a partir de ideias e motivos de reminiscencias cristas precedentes a cristianizacao dos povos nordicos, a exemplo da confluencia de temas religiosos pre-cristaos e cristaos, identificados em monumentos funebres de algumas regioes das Ilhas Britanicas, nas quais os vikings se instalaram. Assim sendo, postula-se que essa concepcao escatologica: 1) foi resultante do encontro de elementos surgidos em contextos diferentes, absorvidos diretamente dos simbolos, imagens e tradicoes textuais que ofereceram ideias e motivos de reminiscencias cristas ao material nativo; e 2) foi reconstruida num contexto proprio da religiosidade nordica pre-crista, trazendo influencias a composicao do poema Voluspa, porem, com a clara intencao do poeta de preservar esses mitos.
Presidente - 1649543 - JOHNNI LANGER
Interno - 1814691 - MARIA LUCIA ABAURRE GNERRE