PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
0000000000/00000

Noticias


Banca de DEFESA: MARIA GORETE SANTOS JALES DE MELO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA GORETE SANTOS JALES DE MELO
DATA: 07/12/2017
HORA: 13:00
LOCAL: CE
TÍTULO: PERCEPÇÕES PEDAGÓGICAS SOBRE O ENSINO RELIGIOSO E A ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DESTE COMPONENTE CURRICULAR DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE JOÃO PESSOA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Religioso. Livro Didático. Diversidade Religiosa.
PÁGINAS: 138
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Teologia
RESUMO: No campo do Ensino Religioso, este trabalho reflete sobre o livro didatico em Joao Pessoa-PB. A necessidade de se respeitar a diversidade religiosa existente no cenario brasileiro levou a observar de que modo vem sendo abordado tal assunto nos livros didaticos, principalmente a partir do que e apresentado nos documentos oficiais, que reiteram a importancia dessa diversidade estar contemplada nos curriculos das escolas publicas. Com este estudo dissertativo verificamos como se apresentam os conteudos desse material e analisamos como as religioes de representatividade nao hegemonica, de tradicoes indigenas e afrodescendentes sao abordadas nos conteudos dos livros didaticos de Ensino Religioso, atualmente utilizados pelas escolas de ensino fundamental II da Rede Municipal de Joao Pessoa-PB. O objetivo e identificar como as tematicas relacionadas a diversidade religiosa sao apresentadas nesse material didatico, refletir sobre a natureza e a funcao do livro didatico de ensino religioso e tambem contribuir para a reflexao sobre a importancia da escolha de um bom livro didatico. Por ser uma pesquisa que se caracteriza como documental e bibliografica, utilizamos como metodologia a abordagem qualitativa, cujo percurso se deu atraves da pesquisa exploratoria e descritiva. Quanto a tecnica utilizada, adotamos instrumentos como entrevista semiestruturada com os professores, procedendo a analise de dados a partir do metodo da analise de conteudo na perspectiva de Bardin. O marco teorico que orientou as analises foi construido considerando-se tres categorias analiticas centrais: “diversidade de tradicoes religiosas“, “representatividade de ritos, mito, simbolos e lugares sagrados”, “representatividade de personalidades e/ou lideres religiosos”. Com base no estudo dessas categorias, discutimos questoes relativas a maneira de como as religioes tidas como minoritarias sao apresentadas, sobretudo na Colecao Ensino Religioso Fundamental.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1451122 - FABIOLA BARROCAS TAVARES
Interno - 1353258 - FABRICIO POSSEBON
Presidente - 341.840.584-34 - GILBRAZ DE SOUZA ARAGÃO - UNICAP