PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS (PPCEM)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOAO BOSCO ABRANTES JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOAO BOSCO ABRANTES JUNIOR
DATA: 02/05/2024
LOCAL: Sala do PPCEM
TÍTULO: ESTUDO DA INFLUÊNCIA DO ADITIVO BIOPOLÍMERO EXTRAÍDO DO CACTO MANDACARU (CEREUS JAMACARU) NAS PROPRIEDADES DA ARGAMASSA DE CIMENTO PORTLAND ANTES E APÓS ENVELHECIMENTO POR MEIO DE CICLOS DE CHOQUES TÉRMICOS
PALAVRAS-CHAVES: Aditivo, Biopolímero, Cacto, Cimento, Argamassa.
RESUMO: A industria da construção civil é um dos grandes responsáveis pelo consumo de matéria-prima e geração de resíduos, promovendo discussões sobre questões ambientais devido ao consumo dos recursos naturais e os danos ao meio ambiente. Com o contínuo crescimento na construção civil nos últimos anos, incluindo a adoção de novos materiais, tecnologias e processos de produção, surgem desafios ao desenvolvimento de materiais alternativos, a criação de novas cadeias produtivas e oportunidades de negócios, ao uso eficiente dos recursos naturais e, à redução de impactos ambientais. Nesse contexto, a busca por materiais alternativos renováveis, que causem menos danos ao meio ambiente, tornou-se cada vez mais relevante. Isso motivou a realização desta pesquisa, que se justifica pela necessidade de explorar uma fonte alternativa de matéria-prima natural e renovável subutilizada, com potencial de alto valor agregado. Além disso, busca-se compreender o potencial de biopolímeros derivados de cactos como aditivos nas argamassas de cimento Portland, com o objetivo de melhorar as propriedades desse material, ao mesmo tempo em que se promove uma abordagem sustentável e estimula a pesquisa e o desenvolvimento de novos produtos. Mediante o exposto, o principal objetivo deste estudo é investigar os efeitos da adição do biopolímero em pó derivado do cacto Mandacaru (Cereus Jamacaru) nas propriedades da argamassa de cimento Portland antes e após envelhecimento em câmara de choque térmico, nos estados fresco e endurecido. As propriedades em questão incluem, no estado fresco, a trabalhabilidade (consistência, retenção de água e tempo de pega), no estado endurecido, resistência mecânica (compressão axial e tração na flexão), impermeabilização (resistência a absorção de água por capilaridade) e durabilidade. Para essa investigação, foram conduzidos ensaios experimentais, conforme especificado nas normas NBR 13276 (ABNT, 2016), NBR 13277 (ABNT, 1995), NBR 7215 (ABNT, 1996), NBR 13279 (ABNT, 2005), NBR 15259 (ABNT, 2005), usando amostras representativas de argamassas incorporadas com diferentes porporções do biopolímero em pó extraído do Cacto Madacaru com 0% (mistura de referência-R), 0,0125% (mistura – A), 0,1% (mistura – B), 0,5% (mistura – C) e 1,0% (mistura – D), em relação a massa do cimento. Os resultados alcançados demonstram que o pó do biopolimérico em questão possui capacidade impermeabilizante e retarda o tempo pega das argamassas, o que viabiliza sua utilização como aditivo sem comprometer sua durabilidade do material.
Presidente - 1644533 - HEBER SIVINI FERREIRA
Externo à Instituição - ALINE FIGUEIRÊDO DA NÓBREGA