PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL (PPGECAM)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: DÁRIO MACEDO LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DÁRIO MACEDO LIMA
DATA: 30/04/2024
LOCAL: https://l1nk.dev/2iSIq
TÍTULO: Representação Espacialmente Distribuída dos Pequenos Reservatórios na Modelagem Hidrológica
PALAVRAS-CHAVES: Pequenos Reservatórios, Modelagem Hidrológica, Semiárido, Modelo Digital de Ele-vação (MDE)
RESUMO: Uma presença significativa de pequenos reservatórios pode ser observada em várias regi-ões com escassez de água no mundo. No entanto, uma densidade elevada de pequenos reservató-rios pode impactar consideravelmente a hidrologia das bacias hidrográficas, reduzindo as vazões no exutório. Uma ferramenta importante para compreender a magnitude desse impacto é a mode-lagem hidrológica. Todavia, a incorporação dos pequenos reservatórios nos modelos hidrológicos é um grande desafio, em razão da dificuldade de representar as densas redes de pequenos reserva-tórios dentro das estruturas dos modelos e dada a falta de informação sobre atributos dessas estru-turas como, por exemplo, capacidade. Para lidar com esse desafio, este trabalho propõe uma nova metodologia, denominada UNderWater Reservoir inference APproach (UNWRAP). Esse método processa o Modelo Digital de Elevação (MDE) e obtém a capacidade dos pequenos reservatórios através da inferência do volume de água contido abaixo da superfície da água durante a aquisição do MDE, contornando, dessa forma, as limitações inerentes do MDE. Com base nas estimativas de capacidade, este trabalho propõe uma adaptação do modelo hidrológico semidistribuído MGB para incorporar os pequenos reservatórios de forma espacialmente distribuída, buscando uma re-presentação mais precisa da rede de pequenos reservatórios. A metodologia proposta neste estudo está sendo aplicada na Bacia do Riacho do Sangue, que possui uma área de 1370 km², está situada no estado do Ceará, no semiárido brasileiro, e é marcada pela alta densidade de pequenos reserva-tórios. Os resultados parciais mostraram que o UNWRAP teve um bom desempenho na estimativa da capacidade dos reservatórios e tem potencial para se consolidar como uma importante ferra-menta para a modelagem hidrológica e para a gestão dos recursos hídricos.
Presidente - 1667263 - ADRIANO ROLIM DA PAZ
Externo à Instituição - EDUARDO SAVIO PASSOS RODRIGUES MARTINS