PROGRAMA EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL (PROFMAT)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: RAMON LIMA ALVES

DISCENTE: RAMON LIMA ALVES
DATA: 31/08/2023
LOCAL: Sala 03 do Departamento de Matemática e via Meet meet.google.com/pvt-vgft-gmm
TÍTULO: Uso de jogos como recurso para o ensino de Análise Combinatória e Probabilidade
PALAVRAS-CHAVES: Análise combinatória; Probabilidade; Jogos; Métodos de contagem; Metodologias ativas.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
RESUMO: Após uma breve explicação sobre os métodos de contagem, cálculo de probabilidades e metodologias ativas, este trabalho apresentará uma forma para o ensino de análise combinatória e probabilidade usando os jogos como recurso facilitador. Por serem temas que exigem muita atenção, interpretação de texto e lógica, tanto a análise combinatória como a probabilidade acabam sendo assuntos não muito queridos entre os estudantes, sejam eles de ensino básico ou superior. Sendo assim através dos jogos de azar será apresentada uma proposta prática para o ensino desses temas, permitindo que o aluno desenvolva um interesse maior e que posteriormente, a partir dos conhecimentos teóricos obtidos, seja possível atender a outras necessidades como a resolução de questões em vestibulares.
Presidente - 1737844 - ELISANDRA DE FATIMA GLOSS DE MORAES
Interno - 3048147 - WALLACE MANGUEIRA DE SOUSA