PROGRAMA EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL (PROFMAT)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: HENRIQUE JOSÉ CAVALCANTE CHAGAS DA SILVA

DISCENTE: HENRIQUE JOSÉ CAVALCANTE CHAGAS DA SILVA
DATA: 05/04/2024
LOCAL: UFPB
TÍTULO: Descobrindo a Geometria Esférica com Anselmo
PALAVRAS-CHAVES: Matemática Básica; Geometria Euclidiana; Geometria Esférica
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
RESUMO: Esta dissertação propõe uma análise interdisciplinar entre a narrativa do quadrinho As Aventuras de Anselmo Curioso - Os Mistérios da Geometria escrito pelo cientista francês Jean-Pierre Petit, e os conceitos fundamentais da geometria esférica, visando tornar acessível à compreensão dessa área complexa para estudantes avançados do ensino médio e graduandos na área de exatas. A geometria esférica é explorada através das aventuras vivenciadas pelo personagem Anselmo, proporcionando uma abordagem lúdica e contextualizada para o entendimento de conceitos como: geodésicas; triângulo; e ângulos em uma superfície esférica. A narrativa do quadrinho é desmembrada em cenários que se conectam aos aspectos específicos da geometria esférica. Por meio de uma meticulosa análise das aventuras de Anselmo Curioso, são identificados paralelos com definições geométricas, ilustrando conceitos abstratos por meio de situações práticas presentes nas histórias. Exemplos concretos são apresentados como a menor distância entre Nova York à Madrid, destacando a interação dos personagens e eventos do quadrinho refletem e simbolizam aspectos da geometria esférica, tornando mais tangíveis os princípios matemáticos subjacentes. Concluímos que a relação entre a aventura de Anselmo e os princípios da geometria esférica oferece uma oportunidade valiosa para desmistificar conceitos matemáticos avançados, incentivando o interesse e a compreensão mais profunda desses temas entre os estudantes.
Presidente - 1155024 - MAURICIO CARDOSO SANTOS
Interno - 1767752 - CARLOS BOCKER NETO