PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAELLA FELIX SERAFIM VERAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAELLA FELIX SERAFIM VERAS
DATA: 01/03/2024
HORA: 08:30
LOCAL: Híbrido - PPGENF e https://meet.google.com/tni-uztm-fmb?pli=1
TÍTULO: SERIOUS GAME PARA PREVENÇÃO DE QUEDAS EM PESSOAS IDOSAS HOSPITALIZADAS: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Acidentes por Quedas, Prevenção de Acidentes, Idoso, Jogos de Vídeo.
PÁGINAS: 150
RESUMO: Introdução: as quedas podem causar danos graves e limitantes para pessoas idosas hospitalizadas e sua prevenção pode ser realizada por meio da educação do paciente sobre os fatores desencadeadores deste evento. As tecnologias educacionais em saúde são ferramentas importantes a serem utilizadas no processo de ensino e conscientização. Desse modo, o desenvolvimento de uma tecnologia educacional desenvolvida por uma equipe multidisciplinar, a partir de um design com propósito, tem o potencial de despertar a motivação e diversão do público-alvo. Objetivo: desenvolver e validar um serious game que possa ser empregado na conscientização de pessoas idosas hospitalizadas. Metodologia: estudo metodológico desenvolvido em cinco etapas: 1 – Construção do design do serious game a partir do conteúdo específico em parceria com o Laboratório de Tecnologias para o Ensino Virtual e Estatística da Universidade Federal da Paraíba; 2 – Validação do conteúdo do design por especialistas na área de prevenção de quedas selecionados por meio do método de bola de neve com o preenchimento do Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde, cuja análise se dará por meio do cálculo do Índice de Validade de Conteúdo; 3 – Prototipagem do serious game a partir do design validado com pessoas hospitalizadas por meio do Wizard of Oz prototyping e aplicação de teste de usabilidade; 4 – Desenvolvimento do serious game para prevenção de quedas em pessoas idosas hospitalizadas; 5 – Teste piloto para avaliar a jogabilidade e satisfação do serious game com pessoas idosas hospitalizadas no Hospital Universitário Lauro Wanderley por meio do instrumento EGameFlow, analisado por meio de estatística descritiva. O estudo respeitará preceitos éticos e legais que envolvem a pesquisa com seres humanos. Resultados: desenvolveu-se três etapas do estudo. O design do serious game, intitulado Quedingo, foi determinado respeitando as recomendações de jogos digitais para pessoas idosas. No processo de construção, construiu-se dez roteiros compostos por enredos, quiz e conclusão do roteiro. O conteúdo dos Roteiros foi validado por sete especialistas em segurança do paciente com Índice de Validade de Conteúdo por Roteiro igual a 1 em nove Roteiros e 0,98 em um Roteiro; e Índice de Validade de Conteúdo do conjunto dos Roteiros igual a 1. Além disso, realizou-se sugestões pelos especialistas que foram incorporadas aos Roteiros. Em seguida o protótipo do Quedingo foi submetido a um teste de usabilidade realizado por nove pessoas idosas hospitalizadas, cuja pontuação foi classificada como Excelente e Melhor imaginável por 88,8% dos participantes. Conclusão: foi possível determinar os componentes do design do serious game além de realizar validação e teste de usabilidade com a participação de especialistas em segurança do paciente e de pessoas idosas hospitalizadas a fim de permitir que as informações apresentadas fossem relevantes, corretas e adequadas ao público-alvo.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1368768 - JACIRA DOS SANTOS OLIVEIRA
Interno - 1926826 - LIDIANE LIMA DE ANDRADE
Externo ao Programa - 2261525 - LUANA RODRIGUES DE ALMEIDA
Interno - 2934188 - MAILSON MARQUES DE SOUSA
Externo à Instituição - SERGIO TEIXEIRA DE CARVALHO