PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA (PPGSF)

Banca de QUALIFICAÇÃO: CRISTIANE COSTA BRAGA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CRISTIANE COSTA BRAGA
DATA: 21/07/2023
LOCAL: https://bit.ly/QualificacaoDoutoradoCristianeBragaUFPB
TÍTULO: PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A SAÚDE E A INDUÇÃO DE MUDANÇAS NA FORMAÇÃO E NO TRABALHO EM SAÚDE POR MEIO DA INTERPROFISSIONALIDADE: ESTUDO DE CASO NA UFPB
PALAVRAS-CHAVES: Educação interprofissional; Sistema Único de Saúde; Atenção Primária à Saúde.
RESUMO: Resumo: A formação profissional em saúde é muito importante para uma atenção à saúde de qualidade. A educação interprofissional é uma estratégia que melhora a produção de cuidado. É definida quando duas ou mais profissões aprendem sobre os outros, com os outros e entre si, para possibilitar a colaboração eficaz e melhorar os resultados na saúde. O objetivo desse estudo será analisar as contribuições do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) para indução de mudanças na formação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e no trabalho em saúde por meio da interprofissionalidade. Trata-se de um estudo de caso, do tipo exploratório, descritivo, com abordagem quantitativa e qualitativa, cuja coleta de dados será realizada em duas etapas. Etapa 1, análise documental dos Projetos PET-Saúde da UFPB, período 2008-2022 e dos Currículos Lattes dos participantes. A análise dosdocumentos seguirá a sistematização proposta pela abordagem READ, com análise estatística descritiva para os dados quantitativos e análise de conteúdo para os dados qualitativos. Na Etapa 2 serão entrevistados atores que participaram do PET-Saúde/UFPB. Os dados serão analisados pela análise de conteúdo de Bardin. O projeto de pesquisa atende os preceitos éticos de pesquisas com seres humanos, passará por apreciação do Comitê de Ética e será realizado somente após aprovação. Espera-se apresentar dados que revelem o percurso da reorientação da formação em saúde na UFPB e no trabalho em saúde dos participantes, considerando o aporte teórico e conceitual da interprofissionalidade.
Externo à Instituição - BÁRBARA PATRÍCIA DA SILVA LIMA
Presidente - 2380400 - FRANKLIN DELANO SOARES FORTE