PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Banca de DEFESA: RAVENNA LEITE DA SILVA

DISCENTE: RAVENNA LEITE DA SILVA
DATA: 28/08/2018
LOCAL: Laboratório de Análise do Trabalho
TÍTULO: RELAÇÃO ENTRE CARGA MENTAL DE TRABALHO E INFECÇÃO HOSPITALAR EM UTI
PALAVRAS-CHAVES: Carga de Trabalho; Enfermagem; Infecção Hospitalar; Unidade de Terapia Intensiva
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção
SUBÁREA: Engenharia do Produto
ESPECIALIDADE: Ergonomia
RESUMO: Em um ambiente hospitalar, o esforco mental de enfermeiros pode ser gerado pela necessidade de atender as necessidades do paciente, da interacao com pacientes ou familiares, associados com os aspectos emocionais mais intensos da vida. Logo, diante disso, podemos supor que esse ambiente pode ter um efeito sobre a carga de trabalho. Diversos estudos voltados para analise da carga de trabalho de enfermagem concentraram-se com instrumentos voltados para a avaliacao da carga de trabalho fisica (intensidade e volume de trabalho). Estes metodos, por sua vez, parecem insuficientes e mensuracao de carga de trabalho deve ser abrangente e dinamica, havendo necessidade de literatura que considere a carga mental diante das atividades/situacoes laborais que promovem seu aumento. Ainda sao poucas as pesquisas que abordam a carga mental de trabalho (CMT) de enfermeiros incluindo ambientes de UTI’s. Objetivo: verificar a relacao entre a carga mental de trabalho de enfermeiros e a infeccao hospitalar em uma Unidade de Terapia Intensiva. Metodo: Participaram da amostra os enfermeiros que desempenhavam suas atividades laborais no turno diurno. A coleta de dados se deu em dois periodos: Dezembro de 2017 com um total de 16 participantes e Abril de 2018 com 14 participantes. Foram utilizados os seguintes instrumentos de pesquisa: (1) questionarios socioeconomico; (2) NASA-TLX para analise da carma mental de trabalho das enfermeiras; (3) Nursing Work Index versao brasileira para avaliar aspectos organizacionais do setor, e por fim, (4) consulta ao banco de dados da SCIH para coleta dos dados referentes aos niveis de infeccao hospitalar. Aplicou-se o teste de correlacao de Spearman para verificar a associacao entre a carga mental de trabalho dos participantes e os niveis de infeccao hospitalar, α=0,05. Resultados: observou-se carga mental de trabalho das enfermeiras elevada, com media ponderada do NASA-TLX de 66,38 (DP±15,0). Foram encontradas correlacoes entre os niveis de infeccao hospitalar do setor e a carga mental das enfermeiras (r=0,654, p<0,01), com destaque para infeccao do trato urinario associada a sonda vesical de demora (r=0,546, p<0,01) e pneumonia associada a ventilacao mecanica (r=0,563, p<0,01). A UTI apresentou um ambiente favoravel as praticas de enfermagem com medias inferiores a 2.5, de acordo com o Nursing Work Index versao brasileira. Conclusao: A carga mental de trabalho das enfermeiras apresentou associacao aos niveis de infeccao hospitalar do setor de terapia intensiva estudada, principalmente, infeccao do trato urinario associada ao uso de sonda vesical de demora e pneumonia associada a ventilacao mecanica.
Presidente - 6336620 - LUIZ BUENO DA SILVA
Interno - 330903 - MARIA DE LOURDES BARRETO GOMES