PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Banca de DEFESA: LUANA LEAL FERNANDES ARAUJO

DISCENTE: LUANA LEAL FERNANDES ARAUJO
DATA: 29/08/2018
LOCAL: Sala Acácia - Bloco G - Centro de Tecnologia - UFPB
TÍTULO: Análise da atividade e identificação de fatores de melhoria na construtibilidade e segurança ocupacional em edificações
PALAVRAS-CHAVES: análise da atividade; construtibilidade; edificações; ergonomia de concepção; segurança do trabalho
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção
SUBÁREA: Engenharia do Produto
ESPECIALIDADE: Ergonomia
RESUMO: O setor da construcao civil destaca-se por sua representatividade na economia e absorcao de mao de obra. Entretanto, os indicadores de acidentes do trabalho nesse setor apresentam niveis elevados, tanto no Brasil como em outros paises. Os projetos de edificacoes apresentam problemas de construtibilidade, qualidade, orcamento, cronograma e, nao consideram o conhecimento e experiencia em construcao de forma satisfatoria. Dentre iniciativas de melhoria dessas condicoes, destacam-se estudos que analisam as vantagens de considerar aspectos relacionados a prevencao de acidentes e construtibilidade desde a fase de concepcao de projeto. A abordagem proposta pela ergonomia participativa e de concepcao considera o envolvimento dos diversos integrantes do processo, incorporando a experiencia destes profissionais na concepcao de sistemas de trabalho atraves da analise da atividade. Diante desse contexto, esse trabalho tem como objetivo identificar os aspectos de construtibilidade e de seguranca ocupacional presentes na execucao da estrutura de concreto armado de uma edificacao de multiplos pavimentos. Para tanto, foi conduzido um estudo de caso no qual a metodologia utilizada fundamentou-se na Analise Ergonomica do Trabalho (AET), atraves de um processo de construcao social, considerando as etapas de construcao de demandas e a analise da atividade. A analise da atividade foi conduzida atraves de metodos e tecnicas observacionais e interacionais (roteiro socio-profissional, acao conversacional e verbalizacoes) com os diferentes profissionais envolvidos no processo de execucao da edificacao. A analise das situacoes caracteristicas foram restituidas e validadas junto ao engenheiro e mestre de obras e, posteriormente junto ao arquiteto e projetista estrutural ampliando as analises ao nivel de projeto. A pesquisa permitiu identificar que as melhorias em construtibilidade e seguranca ocupacional acontecem atraves manutencao de equipes ao longo dos anos, da colaboracao entre os projetistas e executores, da acumulacao de conhecimento a partir de outras experiencias no processo de projeto e execucao. De forma particular, na construtora pesquisada, a estrategia de manter as equipe de projeto e de execucao facilita a comunicacao entre os profissionais, otimiza o processo de compatibilizacao do projeto, memoria tecnica, permitindo antecipar solucoes em termos de construtibilidade na fase de projeto. Este trabalho apresenta contribuicoes praticas relacionadas com a melhoria das condicoes de trabalho, custos, qualidade e planejamento em edificacoes.
Presidente - 1298891 - MARIA CHRISTINE WERBA SALDANHA
Interno - 1642093 - CLAUDIA FABIANA GOHR