PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Banca de DEFESA: SONALY DE LIMA SILVA

DISCENTE: SONALY DE LIMA SILVA
DATA: 30/08/2018
LOCAL: Laboratório de Análise do Trabalho
TÍTULO: AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE RADIAÇÃO NÃO IONIZANTE EM AMBIENTES DE TRABALHO DE UMA UNIVERSIDADE BRASILEIRA
PALAVRAS-CHAVES: Campos eletromagnéticos; ambientes com equipamentos eletrônicos; problemas de saúde; efeitos de campos eletromagnéticos, campos de extrema baixa frequência, densidade de fluxo magnético, termografia infravermelha
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção
SUBÁREA: Engenharia do Produto
ESPECIALIDADE: Ergonomia
RESUMO: A radiacao nao ionizante (RNI) e um tipo de radiacao eletromagnetica e esta presente nos mais variados ambientes por meio de diversas fontes como computadores, impressoras, notebooks, telefones, rede de distribuicao eletrica, transformadores de energia eletrica, micro-ondas e outros eletroeletronicos. Apesar de nao gerar ionizacoes desperta o cuidado quanto a exposicao dos funcionarios nos ambientes de trabalho providos de equipamentos eletronicos. A Agencia Internacional de Pesquisa sobre o Cancer declarou em um relatorio de 2002 que a exposicao a radiacao eletromagnetica e possivelmente cancerigena para os seres humanos. Diversos estudos vem sendo realizados buscando identificar a correlacao entre a exposicao do homem a RNI e o desenvolvimento de diversas patologias. Dessa forma, ambientes de trabalho providos por equipamentos eletronicos podem expor seus funcionarios a problemas de saude. Dentro desta perspectiva este artigo apresenta uma avaliacao dos niveis de radiacao nao ionizante em ambientes de trabalho portadores de VDT e outros recursos eletronicos, analisando as caracteristicas destes niveis de RNI a exposicao do trabalhador no ambiente laboral. Foram selecionadas quatro salas da Universidade Federal da Paraiba, duas secretarias, um laboratorio de estudos e uma sala de informatica, todas com caracteristicas internas diferentes: quantidade de equipamentos e de funcionarios, layout, area e localizacao. Realizou-se um mapeamento da densidade de fluxo magnetico nos ambientes de trabalho e sob uma distancia de 1 metro foram determinados pontos no ambiente a serem medidos em seis intervalos de faixas de frequencias: 1-8Hz, 8-25Hz, 25-50Hz, 50-400Hz, 400-3kHz, 3kHz-30kHz. Foram elaboradas analises descritivas graficas dos niveis de densidade de fluxo magnetico encontradas em cada ambiente, bem como sua oscilacao em cada intervalo de faixa de frequencia. Outra analise quanto a densidade de fluxo magnetico, especialmente as mensuradas proximas aos funcionarios voltou-se para a representacao dos niveis de densidade ao longo do tempo, por meio de distribuicao probabilistica. Simultaneamente, foram coletados os perfis e relatos de queixas dos funcionarios que desempenham suas atividades nesses locais atraves de questionarios abordando perguntas acerca da vida profissional, das caracteristicas de suas atividades ocupacionais, da pratica de atividade fisica, habitos de vida, e sintomas percebidos ao longo e posterior ao dia de trabalho. Tabelaram-se os dados do questionario e fez-se uma analise descritiva desses dados para identificar as caracteristicas das pessoas que exercem atividades nos ambientes de trabalho. Para verificacao de possiveis danos a saude do trabalhador indicados pelo aquecimento da pele, obteve-se imagens termicas de um funcionario, considerado apto ao estudo, pois possibilitou o cumprimento das normatizacoes para obtencao desses termogramas durante o periodo de exposicao a RNI em seu ambiente de trabalho. Estas imagens foram analisadas com auxilio do software Matlab para verificacao quantitativa do aumento de temperatura da pele, apresentada nas imagens. Constatou-se que os ambientes que possuem caracteristicas internas diferentes apresentam densidade de fluxo magnetico que variam de acordo com o (1) posicionamento, o tipo e a quantidade das fontes de RNI internas ao ambiente; o (2) layout e distribuicao dessas fontes no ambiente; e (3) fatores externos, como a presenca de quadros de energia eletrica. Funcionarios inseridos nos ambientes de maior densidade de fluxo magnetico apresentaram relatos quanto a estresse e mal-estar. Porem do mapeamento termico que permitiu avaliar a inducao de campo magnetico gerado no tronco, membros superiores, cabeca e pescoco do funcionario constatou baixa relacao entre a variacao termica e a densidade de fluxo magnetico.
Presidente - 6336620 - LUIZ BUENO DA SILVA
Interno - 1366493 - RICARDO MOREIRA DA SILVA