PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: PETRONIO PAULO DE SOUZA NETO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PETRONIO PAULO DE SOUZA NETO
DATA: 17/11/2017
HORA: 09:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGEM
TÍTULO: PROJETO, CONSTRUÇÃO E TESTES DE UM TROCADOR DE CALOR VISANDO A REFRIGERAÇÃO DE UMA TURBINA DE UM MOTOR OTTOLIZADO PARA GÁS NATURAL
PALAVRAS-CHAVES: Ottolização, Gás Natural, Trocador de Calor, Tubo Aletado
PÁGINAS: 84
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO: A utilizacao de energia eletrica tem se tornado cada vez mais onerosa para as empresas, principalmente para as de grande porte, em horario de pico (18 as 21 h). Substituir a compra de energia eletrica das concessionarias pela producao independente de energia eletrica, com a utilizacao de grupos geradores, tem atraido a atencao em parte dessas empresas. A maior parte dos grupos geradores sao movidos por motores a Diesel, porem a utilizacao de gas natural nesses motores constitui uma oportunidade interessante tendo em vista o preco por kW gerado ser menor quando comparado a geracao utilizando o Diesel. O Laboratorio de Inovacao da Universidade Federal da Paraiba desenvolveu uma tecnica inovadora, totalmente reversivel, capaz de converter motores Diesel para operarem apenas com gas natural (ottolizacao). Um grande problema causado pela utilizacao de gas natural sao as elevadas temperaturas dos gases de exaustao, principalmente em motores turboalimentados. Esses altos valores de temperatura podem danificar permanentemente o turbocompressor. O objetivo deste trabalho foi o projeto, construcao e montagem de um trocador de calor para a refrigeracao dos gases de escape e a analise da influencia dessa refrigeracao no funcionamento do motor Perkins 1104-44TAG2, turboalimentado. O tipo de trocador de calor construido foi o de tubos aletados. Nos testes realizados foi alcancada a potencia maxima de 80,9 kW (110 cv). Essa potencia foi limitada para que a temperatura dos gases de exaustao no turbocompressor nao fossem superiores a 600ºC. Em 110 cv, o consumo de combustivel foi reduzido em 2,9 % e 3,5 % quando comparados, respectivamente, aos dados de Barros (2015) e Ferraz (2014). O rendimento termico do motor, nessa mesma potencia, foi de 42,76 % e a efetividade do trocador de calor foi de 49,2%.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2474539 - ADRIANO SITONIO RUMAO
Presidente - 329578 - EMERSON FREITAS JAGUARIBE
Externo à Instituição - FABIO BARBOSA FERRAZ