PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALAN GONÇALVES PAULO E SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALAN GONÇALVES PAULO E SILVA
DATA: 18/04/2018
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGEM
TÍTULO: CONCEPÇÃO DE UM AEROGERADOR DE FORMA NUMÉRICA E EXPERIMENTAL UTILIZANDO TRANSDUTORES PIEZOELÉTRICOS BASEADOS NO CONCEITO DE ENERGY HARVESTING
PALAVRAS-CHAVES: Energias renováveis, energy harvesting, piezoelétrico, aerogerador piezoelétrico, ímãs de neodímio.
RESUMO: Desde o inicio da historia da civilização tem-se buscado formas de conversão de energia cada vez mais eficientes, que com o avanço da ciência e a busca por novas formas de energia que sejam renováveis e "limpas". Uma delas é a aplicação de materiais inteligentes para energy harvesting, mais necessariamente os materiais piezoelétricos. Portanto, este trabalho tem como objetivo a concepção e a análise de um aerogerador associado a transdutores piezoelétricos baseados no conceito de energy harvesting de forma numérica e experimental, utilizando a teoria do Método dos Elementos Finitos (MEF) aplicados ao ANSYS®. Esse sistema pode ser considerado como um sistema de cogeração de energia, onde associados ao aerogerador, estão os transdutores piezoelétricos. O protótipo sugerido é composto por vigas engastadas, com elementos piezoelétricos colados em suas superfícies, possuindo dimensões globais aproximadas de 150 x 125 x 22 mm³, sem levar em consideração o diâmetro da hélice (220 mm), excitada por ímãs permanentes de neodímio. Durante as simulações foram definidas a geometria do piezoelétrico, da viga, a massa a ser incluída na extremidade da viga, a tensão e a potência elétrica gerada para uma resistência de 20 MΩ com o piezoelétrico PZT C-64. Para realização dos experimentos foi escolhido o Modelo 13 de viga com o piezoelétrico de 10 mm de comprimento, colado apenas em sua superfície superior. A massa aproximada utilizada na extremidade da viga é de 4,035 g. Durante os experimentos foram obtidos os dados de frequência natural e amplitude, referentes às tensões elétricas geradas em cada piezoelétrico com e sem a massa em sua extremidade, tanto no sentido horário quanto no sentido anti-horário. Os resultados preliminares obtidos até o momento demonstram o potencial da pesquisa e necessitam de um estudo mais aprofundado acerca dos parâmetros considerados para que se chegue ao objetivo almejado.
Externo ao Programa - 1311843 - ALEXANDRE CEZAR DE CASTRO
Presidente - 2333186 - CICERO DA ROCHA SOUTO