PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA (PPGO)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ILKY POLLANSKY SILVA E FARIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ILKY POLLANSKY SILVA E FARIAS
DATA: 22/10/2018
LOCAL: Auditório
TÍTULO: Saúde bucal, qualidade de vida e fatores associados entre idosos residentes de instituições de longa permanência
PALAVRAS-CHAVES: Idoso fragilizado; Instituição de longa permanência para idosos; Saúde bucal; Qualidade de vida; Assistência a idosos
RESUMO: O crescimento da população idosa é um reflexo do aumento da expectativa de vida mundial, sendo fundamental o planejamento de estratégias que permitam um envelhecimento saudável desses indivíduos. Entretanto, esse fenômeno não é necessariamente acompanhado por melhores condições de saúde e de qualidade de vida. Entre idosos residentes em instituições de longa permanência, esse impacto tende a ser ainda mais significativo. O primeiro estudo objetivou comparar, através de um revisão sistemática com metanálise, a condição de saúde bucal entre idosos institucionalizados e não-institucionalizados. As seguintes bases de dados eletrônicas foram acessadas: PubMed (Medline), Scopus, Web of Science, Lilacs and Cochrane Library. Dos 1687 artigos selecionados, 5 atenderam aos critérios de inclusão do estudo. Verificou-se, entre os idosos institucionalizados, maior prevalência elevada de edentulismo (OR=2.28, IC95%=1.68-3.07), dentes cariados (DM=0.88, IC 95%=0.71-1.05) e dentes perdidos (DM=4.48, IC 95%=1.89-7.27). Em um segundo estudo, objetivou-se investigar os fatores associados com a qualidade de vida de idosos institucionalizados residentes na região metropolitana de João Pessoa (Brasil). Foram incluídas no estudo variáveis sóciodemográficas (sexo, idade, nível de escolaridade, aposentadoria e visita de familiares) e variáveis relacionadas com a saúde geral (dependência nas atividades diárias, fragilidade, estado cognitivo, estado nutricional, auto-percepção em saúde oral e depressão). Verificou-se que os idosos dependentes, frágeis e depressivos apresentaram uma maior chance de ter uma pior qualidade de vida. Conclui-se que, de acordo com os resultados obtidos nestes estudos, a identificação dos fatores que impactem a qualidade de vida da população idosa é de grande necessidade, permitindo a elaboração de ações públicas que proporcionem uma condição de vida mais digna, principalmente em relação aos idosos residentes em instituições de longa permanência.
Externo ao Programa - 1631399 - CARMEM SILVIA LAUREANO DALLE PIAGGE
Presidente - 2380400 - FRANKLIN DELANO SOARES FORTE