PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE (PRODEMA - MEST)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: TAÍSA KELLY PEREIRA DA SILVA

DISCENTE: TAÍSA KELLY PEREIRA DA SILVA
DATA: 27/02/2024
LOCAL: Prodema - auditório
TÍTULO: Avaliação da gestão de programas públicos para alimentação em escolas de Queimadas, Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Políticas Públicas de Alimentação. Segurança Alimentar e Nutricional. Agricultura familiar. Sustentabilidade.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
SUBÁREA: Engenharia/Tecnologia/Gestão
RESUMO: Considerado como uma política pública preocupada com a saúde e a educação, além de ser o maior programa de suplementação da América Latina, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) representa aos alunos da rede pública de ensino a oportunidade do acesso regular à alimentação adequada e saudável, na garantia de maior Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e consequente redução dos índices de Insegurança Alimentar (IA). Com isso, o objetivo geral dessa pesquisa foi avaliar a eficácia da execução do PNAE e do Projeto Padaria Escola em Queimadas - PB, em relação à alimentação escolar, considerando sua influência nos indicadores nutricionais dos alunos e sua contribuição para SAN local. A área de estudo compreendeu a zona rural e urbana do município de Queimadas – PB, localizada na região metropolitana de Campina Grande (Agreste Paraibano) e a 137,4 km (quilômetros) da capital paraibana João Pessoa. Tratou-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, em que seu desenvolvimento metodológico apresentou uma abordagem qualiquantitativa. Na análise da gestão logística e segurança alimentar, a pesquisa mostrou que o PNAE e a SEAME do município apresentam uma conformidade abaixo de 70%, representando uma não adequação no cumprimento das RDC referentes aos indicadores dos sistemas alimentares, sendo o resultado também demonstrado na Planilha de Análise SWOT, com índices de favorabilidade classificados como desfavorável em -33% e -75%, respectivamente. Em relação à sustentabilidade, foi constatado que o PNAE cumpre apenas 9 metas dos ODS sobre um total pré-definido de 29 possibilidades, correspondendo a um resultado definido como ruim, com um PRODS de 31%. Quanto às avaliações antropométricas das amostras de alunos em cada instituição selecionada para pesquisa, na análise de Correlação de Pearson observou-se que o peso e IMC se correlacionaram estatisticamente de modo positivo significativo (p<0,05) com as demais variáveis analisadas, justificando que o grau de obesidade infantil, a magreza acentuada e a baixa estatura dos alunos estão associadas a existência de mais de uma variável influenciando nesse padrão, relacionada ao consumo total de alimentos pelas crianças. Quanto à análise qualitativa da rotina alimentar dos estudantes, os cardápios avaliados na pesquisa foram classificados, quanto à variedade de alimentos e classificação final, como precisa de melhoras. As gestões da alimentação escolar e Agricultura Familiar de Queimadas – PB apresentam um ótimo potencial para ser desenvolvido e explorado, podendo trazer grandes contribuições para a sustentabilidade local e melhorias da qualidade alimentar e de vida dos alunos e comunidades em maior vulnerabilidade socioeconômica. Sugere-se a aplicação de ferramentas de medição da sustentabilidade e segurança alimentar que realcem a eficácia dos indicadores resultantes dessa pesquisa, que resultaram em valores quantificáveis e permitiram classificar as gestões e visualizar os pontos de melhoria com o desenvolvimento de metodologias que contribuam para a efetividade no cumprimento das metas dos ODS.
Presidente - 1860248 - ANA LUIZA MATTOS BRAGA
Interno - 2009494 - ULRICH VASCONCELOS DA ROCHA GOMES