PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA (PPGEE)

(83)32167857

Banca de QUALIFICAÇÃO: GIUSEP MAGNO DA SILVA RIBEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GIUSEP MAGNO DA SILVA RIBEIRO
DATA: 29/02/2024
LOCAL: https://meet.google.com/jfp-joir-ngv
TÍTULO: Análise do desempenho de microrrede monofásica ilhada com geração fotovoltaica e armazenamento por bateria em condições de desequilíbrio
PALAVRAS-CHAVES: Microrrede ilhada, geração fotovoltaica/bateria monofásica, suporte de frequência e tensão, controle de droop formador de rede.
RESUMO: Com a crescente integração de fontes renováveis de energia à rede, as microrredes baseadas em geração distribuída ganharam destaque devido à sua flexibilidade para operar tanto no modo conectado à rede quanto no modo ilhado. Um tipo de geração importante neste cenário é a monofásica fotovoltaica (PV). Sendo o de maior ocorrência no nível do consumidor residencial, o PV monofásico torna-se essencial para ser levado em consideração para futuras análises e planejamento de microrredes. Uma vez operando em modo ilhado, a microrrede deve ser capaz de garantir sua frequência e tensão. Assim, o gerenciamento de energia dos sistemas de geração acoplado a sistemas de armazenamento de energia de bateria (BESS) é essencial para enfrentar variações de carga, garantindo assim a qualidade do fornecimento de energia. Um dos métodos mais aplicados para regulação de microrredes ilhadas de PV/BESS é o controle de droop de formação de rede, que mantém a regulação da microrrede e o equilíbrio entre geração e demanda. Atrelada à necessidade de regulação da microrrede, a compensação de potência devido a cargas desbalanceadas é essencial, uma vez que as microrredes são caracterizadas por cargas altamente desbalanceadas, que podem inviabilizar a operação. Este trabalho propõe uma estratégia de gerênciamento de uma microrrede híbrida, onde as unidades PV/BESS monofásicas são responsáveis por realizar o suporte de frequência e tensão, bem como a compensação de potência por fase. Sendo esta controlada por controle droop formador de rede e a unidade PV/BESS trifásica controlada através da ação convencional de controle droop. Portanto, o método proposto apresenta a vantagem de elevar a confiabilidade operacional do sistema como um todo, de modo que, em microrredes desbalanceadas, a sobrecarga de uma ou mais fases podem resultar em acionamentos desnecessários das unidades de geração. No método proposto, as unidades monofásicas PV/BESS realizam a regulagem por fase, permitindo que todo o sistema seja regulado e, ao mesmo tempo, compense os desbalanceamentos e a unidade PV/BESS trifásica tem papel de suporte de potência. Para implementar a estratégia proposta, os testes foram conduzidos por meio da modelagem e simulação no ambiente MatLab/Simulink, sendo composto por uma microrrede trifásica com cargas desbalanceadas, uma PV/BESS monofásica e uma PV/BESS trifásica.
Presidente - 1652514 - CAMILA MARA VITAL BARROS
Interno - 1972270 - YURI PERCY MOLINA RODRIGUEZ