PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA (PPGEE)

(83)32167857

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCAS FEITOSA NICOLAU

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCAS FEITOSA NICOLAU
DATA: 28/02/2018
LOCAL: Sala de Multimídia do Centro de Tecnoloiga/UFPB
TÍTULO: IDENTIFICAÇÃO E CONTROLE NEURAL DE ATUADORES COM MEMÓRIA DE FORMA NA PRESENÇA DE DEFORMAÇÃO RESIDUAL SIGNIFICATIVA
PALAVRAS-CHAVES: Ligas com Memória de Forma, Deformação Residual, Redes Neurais Artificiais, Redes Neurais Recorrentes, Identificação de Sistemas
RESUMO: Este trabalho apresenta uma rede neural artificial para a identificação do comportamento de ligas com memória de forma aplicada como atuadores termomecânicos, apresentando deformação irreversível considerável. Um fio de liga Níquel-Titânio é exposto duas condições distintas, ao treimamento do material com memória de forma através de vinte e cinco ciclos de transformação de fase e a ciclagem térmica subsequente ao treino para mil e quinhentos ciclos. Os dados de anteriores de temperatura e de deformação destas duas situações são utilizados para a identificação e previsão da evolução da deformação e degradação da histerese do atuador. Para melhorar a capacidade de generalização e a robustez do aprendizado do sistema neural é empregado o algoritmo de Levenberg-Marquardt com regularização Bayesiana. A partir da comparação entre os dados experimentais e extimados pela rede neural é notável um erro médio pequeno de identificação, propiciando a aplicação para o desenvolvimento de modelos de referência. Além disso, apesar de as tensões mecânicas elevadas prejudicam a capacidade de previsão, os valores estimados podem facilitar a concepção e controle de atuadores com memória de forma.
Externo ao Programa - 1942411 - ALEXSANDRO JOSÉ VIRGINIO DOS SANTOS
Presidente - 2333186 - CICERO DA ROCHA SOUTO