PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS JURÍDICAS (PPGCJ)

Banca de DEFESA: RAIZA FEITOSA GOMES

DISCENTE: RAIZA FEITOSA GOMES
DATA: 30/04/2018
LOCAL: PPGCJ
TÍTULO: Magistradas negras no poder judiciário brasileiro: representatividade, política de cotas e questões de raça e gênero
PALAVRAS-CHAVES: Magistradas Negras. Raça. Gênero. Intereseccionalidade. Representatividade.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Direito
RESUMO: O presente trabalho se propoe a compreender como as desigualdades de raca e genero estao presentes na magistratura brasileira, bem como os processos de resistencia frente a essas desigualdades, a partir das contribuicoes do feminismo negro e da perspectiva da interseccionalidade. Para tanto, realizou-se o estudo de dados sobre os perfis dos magistrados brasileiros disponibilizados no Censo do Poder Judiciario e da Resolucao nº 203 do CNJ sobre as cotas raciais no judiciario, bem como a producao de dados qualitativos atraves de entrevistas semi-estruturadas com magistradas negras que atuam em diferentes estados brasileiros. As magistradas relatam as suas vivencias enquanto mulheres negras em um ambiente majoritariamente masculino e branco, apontam a existencia de um “racismo velado” no seu cotidiano e reconhecem a relevancia da politica de cotas. Nesse sentido, a presente pesquisa evidencia a importancia da diversidade de raca e genero na magistratura e nos demais espacos de poder.
Presidente - 1668628 - ADRIANA DIAS VIEIRA
Externo à Instituição - LIDYANE MARIA FERREIRA DE SOUZA