PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: DJAVAN ANTERIO DE LUCENA SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DJAVAN ANTERIO DE LUCENA SANTOS
DATA: 31/08/2018
HORA: 14:00
LOCAL: PPGE
TÍTULO: BRINCANDO NA RODA DOS SABERES: A CAPOEIRA ANGOLA E SEU POTENCIAL EDUCATIVO ECOLÓGICO
PALAVRAS-CHAVES: Brincar; Aprendizagem; Saberes; Capoeira Angola; Ecoeducação
PÁGINAS: 238
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Este trabalho representa o interesse nos enigmas do Brincar Capoeira, compreendo este um estado de graca e poesia. Traz proposicoes a respeito do “ato de educar” sob uma perspectiva ecologica, erguendo a criatividade, a interacao socioambiental, o engajamento solidario-afetivo e a referencia aos saberes de tradicoes populares, eixos para uma pratica Ecoeducativa. Amparando as reflexoes sob um vies fenomenologico, emerge-se o ludico a partir do conceito de viver criativo. A partir da experiencia de campo e da fruicao dialetica dada na pratica com teoria, as reflexoes recaem no processo de aprendizagem. A Capoeira Angola, jogo de tradicao popular, aparece como epicentro de estudo. Sua filosofia, abarcada num conjunto de saberes tradicionais, dao alicerces a autonomia propria e libertaria, ao sentido de comunidade e ao autoaperfeicoamento. Nesta acao de pesquisa, vislumbrou-se o fortalecimento da premissa de que a pratica da capoeira na escola auxilia sobremaneira a implementacao das Leis 10.639/2003 e a 11.645/2008, que tratam da tematica “Historia e Cultura Afro-Brasileira e Indigena”. Por estarmos assentados no campo da educacao, foi interesse de estudo experimentar coordenadas de acoes pedagogicas adotadas em perspectivas alternativas ao modelo de ensino que hoje e prevalecente nas escolas brasileiras. Aborda-se no estudo a problematica de um sistema educacional falido, precario, que ao inves de unir, fragmenta, “diaspora”. A pesquisa aconteceu com incentivo de extensao universitaria e so foi possivel gracas a parceria estabelecida com escolas publicas do municipio de Joao Pessoa/Brasil. Atendendo cerca de 120 criancas em processo de formacao institucional basica, a acao partiu com a premissa de que a Capoeira Angola guarda em si mesmo uma potencia cultural educativa ecologica. Discute-se a escola, sobretudo aquela dedicada ao ensino com criancas e jovens, um territorio potencialmente favoravel a auto-expressao, ao convivio mais interativo e integrado. A partir de metodos fundamentados na pesquisa-acao e na etnografia, remonta-se no estudo, narrativas correspondentes as situacoes que foram experienciadas na praxis cotidiana, refletidas a luz de uma antropologia cultural, gerando relatorios de experiencia, anotacoes em diarios de campo, transcricoes das falas dos mestres, educadoras e educadores em formacoes continuadas chegou-se a um conceito ecologico do Jogo da Capoeira Angola, apresentada como tese e proposicao pedagogico-didatica de formacao integrativa. Considerados como dados iconico-imageticos, os registros fotograficos das situacoes de aula junto as criancas delinearam as impressoes interpretativas das situacoes ludicas de movimento, feitas a partir da memoria afetiva resultante das experiencias e experimentacoes pedagogico-didaticas. Resultou-se dai o ECOCA, proposicao ecoeducativa para pratica e ensino da capoeira com criancas e jovens. A esperanca e que este trabalho possa, alem de inspirar a crenca no Ser Humano, na sua presenca mais sensivel ao mundo, sirva para o fortalecimento da Capoeira Angola – essa Roda dos Saberes – nas escolas e outros espacos similares, revolucionando pensamentos e recivilizando pessoas.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1126202 - ADELAIDE ALVES DIAS
Interno - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES
Externo à Instituição - MAURO BETTI
Externo ao Programa - 3196422 - NORMA MARIA DE LIMA
Interno - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO